Paraíba

Colunista revela que turistas elegem João Pessoa como a “queridinha” após analisar custo-benefício de rota Recife-Natal

Segundo o colunista, a movimentação ainda é tímida mas já vem registrando uma alta na procura por motoristas de aplicativos para chegar a capital paraibana.

Centro comunitário

Imagem ilustrativa (Foto: Walla Santos)

O colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio de Pernambuco, revelou nesta segunda-feira (21) que os turistas que vem do Recife com destino a Natal estão escolhendo João Pessoa como novo destino, após as passagens aéreas entre as duas cidades registrarem alta significativa.

Como visto pelo ClickPB, o custo de transporte vem sendo o principal fator para a troca de Natal por João Pessoa, já que está sendo mais em conta descer no Aeroporto do Recife e seguir de carro até a capital paraibana, que vem registrando cada vez mais novas atrações ao turista.

Os hotéis da orla de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra reúnem avaliações na faixa de três e quatro estrelas e recentemente os preços de hospedagem tem registrado uma alta, que vão passar a ser mais caros que os do Recife e Natal nos próximos meses.

Outros pontos que estão atraindo os turistas são as opções de lazer e os restaurantes, que vem registrando também uma alta de novos estabelecimentos.

Segundo Fernando, a movimentação ainda é tímida mas já vem registrando uma alta na procura por motoristas de aplicativos, com João Pessoa crescendo no segmento do turismo desde o segundo semestre de 2023.

Se o turista deseja sair do Recife para Natal no fim de semana pela Azul, única companhia que faz o trecho, vai pagar 2.478,00, na ida e volta, o que torna inviável. O trecho de Recife para João Pessoa e Natal, que antes feito de avião, agora é realizado de carro pela BR-101.

Fatores que explicam a troca de destino

O crescimento da rota para João Pessoa se deu ainda pela oferta de voos entre Recife e Natal, que são apenas de 21 viagens por semana. O movimento é explicado também pela menor movimentação de pessoas na capital paraibana que no Recife, fazendo com que a capital de Pernambuco seja apenas uma opção mais fácil de se deslocar pelo Brasil.

A falta de opções de lazer ao turista em Natal e no Recife também explicam a troca de destino. Sendo assim, ficou muito mais barato descer no Recife, locar um carro ou contratar um motorista de aplicativo do que comprar uma passagem para as duas cidades de avião.

O Aeroporto de João Pessoa registrou recentemente uma alta de 16,10% na movimentação, um total de 172,2 mil passageiros que passaram pelo local. Já Natal, vem perdendo turistas pelo alto custo das passagens aéreas partindo do Recife.

*Com informações do JC-PE

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Praias da cidade de Conde apresentam boas condições e qualidade para banhistas, aponta Sudema

2

Turismo

LATAM anuncia novo voo semanal para a Paraíba durante período do São João

3

Turismo

Litoral da Paraíba tem apenas quatro praias impróprias ao banho

4

Turismo

Aeroporto de João Pessoa é o 4º mais movimentado do Brasil entre os administrados pela Aena

5

Turismo

Fezes? Sudema fiscaliza aparição de dejetos nas praias de Tambaú e Manaíra e aponta possível causa