Passeio

Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, inicia visitação noturna guiada nesta quarta-feira

Inicialmente, a experiência acontece apenas durante o verão, mas a visitação poderá ser ampliada. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública; idosos, professores e alunos da rede privada pagam meia.

Centro Cultural São Francisco

O Centro Cultural São Francisco é um exemplar do Barroco.

O Centro Cultural São Francisco, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, abre suas portas, a partir desta quarta-feira (10), para a visitação do público no horário noturno. As visitas, que vão acontecer durante o período de verão, sempre às quartas-feiras, começam às 19 horas e a entrada custa R$ 15 inteira, conforme apurou o Click PB.

“Dependendo da nossa avaliação deste verão e tendo uma procura dos moradores de João Pessoa, é possível que as visitas sejam estendidas para o ano todo, mas, por enquanto, só no verão”, afirmou o Padre Marcondes Meneses, diretor do Centro Cultural São Francisco.

Moradores da cidade e turistas poderão fazer uma visita completa à igreja, que tem quase 435 anos de história viva, guiados por uma equipe de monitores que vão proporcionar a exploração da construção, contando os principais trechos da história do prédio.

“O Centro Cultural São Francisco tomou a decisão de toda quarta-feira, a partir das 19h, oferecer a visita guiada. Achamos por bem contribuir com o projeto Corredor Cultural, da Prefeitura de João Pessoa. Quando termina o evento da Ave Maria, os que quiserem fazer a visita guiada terão nossos monitores à disposição”, declarou.

O Padre Marcondes Meneses afirmou que a expectativa é contribuir para a movimentação do Centro Histórico no período da tarde e noite. Segundo ele, geralmente esse território fica muito cheio durante o dia, mas à noite, só quando ocorre alguma atividade específica. “Queremos dar essa contribuição à cidade, aos turistas e aos moradores de João Pessoa de que à noite eles também podem desfrutar dessa visita guiada a uma dimensão cultural”, acrescentou.

Ele lembrou que o Centro Cultural São Francisco realiza várias exposições permanentes e temporárias. Além disso, visitar o monumento é fazer uma visita guiada ao barroco brasileiro que considera muito importante para a cidade e para a história.

Não é preciso programar a visita. O primeiro grupo, tem acesso às 19h. Por vez, entram turmas de 10 a 30 pessoas para um passeio de 30 minutos. Estudantes de escolas públicas têm entrada gratuita durante o verão, professores e maiores de 60 anos pagam meia entrada, assim como estudantes da rede particular de ensino. O valor arrecadado será utilizado na manutenção do Centro Cultural São Francisco.

O Centro Cultural São Francisco é uma das construções mais belas, imponentes e bem conservadas do Centro Histórico de João Pessoa. Funciona em um complexo arquitetônico formado pela Igreja e Convento de Santo Antônio – fundado em 1589, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros, também chamada de Capela Dourada, o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro.

É um dos mais notáveis testemunhos do Barroco no Brasil. Por sua importância, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao ser fundada a igreja era dedicada a Santo Antônio, e aparentemente a troca de nome ocorreu o início do século XX, por força de um costume popular, mas ainda é conhecida também pela antiga denominação.

Mais informações no Instagram do Padre Marcondes Meneses https://www.instagram.com/padremarcondes/

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Com fluxo crescente de turistas, Setai Grupo GP inova com stand de vendas no Aeroporto de João Pessoa

2

Turismo

João Pessoa vai receber 24 voos extras durante Carnaval 2025

3

Turismo

Em discurso de posse, Paulinho Freire anuncia que “tá bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal”

4

Turismo

Com reclamações devido a alta nos preços, coco verde é encontrado por até R$ 9 nas praias de João Pessoa

5

Turismo

Plataforma de viagens registra aumento de 64% nas buscas de brasileiros por João Pessoa