
Após ter protagonizado brigas homéricas com Nicole Bahls, ter alcançado o recorde de indicações à Roça e ter chegado à final sem jamais alcançar o posto de fazendeira, a modelo Viviane Araújo foi confirmada vencedora da 5ª edição de A Fazenda, com final exibida ao vivo, nesta quarta-feira (29), pela TV Record. Ela superou com facilidade a preferência do público entre os outros dois finalistas, conquistando o prêmio de R$ 2 milhões com 84% dos votos. O performer Léo Áquilla ficou com a terceira colocação, enquanto o ator Felipe Folgosi, com a segunda.
GALERIA DE FOTOS:Relembre os melhores momentos de Viviane Araújo no reality show
“Só Deus vem à minha cabeca. Deus sabe de todas as coisas”, comemorou uma emocionada Araújo após o anúncio da milionária conquista. “Não estou acreditando, Britto. Talvez isso esteja relacionado com aquilo que você falou antes, sobre alma”, prosseguiu, citando o discurso de anúncio do vencedor feito por Britto Jr. minutos antes.
O favoritismo de Viviane foi ficando claro ao longo de todo o confinamento, iniciado no dia 29 de maio, em Itu, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo. Além de não ter conseguido conquistar o posto de fazendeira em nenhuma oportunidade, a modelo e musa de escolas de samba, conhecida por ser uma das recordistas de ensaios de nudez no Brasil, enfrentou a berlinda em quatro oportunidades – número só igualado por sua rival no reality, Nicole Bahls -, o que demonstrou claramente a simpatia do público por ela. E Araújo foi mais além. Com a vitória, ela terminou o reality como a única participante a ter iniciado o reality no temido Celeiro que chegou à final.
As enquetes nos portais de entretenimento também não deixavam dúvidas. Até o início do programa que exibiu a final, às 21h45 desta quinta, a modelo liderava como favorita do público com 80% dos votos, mantendo os outros dois concorrentes em equilíbrio pela disputa da segunda posição, com média de 10% dos votos para cada.
O apoio desigual à musa também se mostrou presente entre a platéia que foi até Itú prestigiar a final, formada por internautas, familiares e amigos dos fazendeiros. Em todas as oportunidades em que o nome de Araújo foi mencionado por Britto Jr., a morena foi ovacionada. O mesmo ocorreu quando o apresentador perguntou aos presentes quem venceria a quinta edição do programa, quando citou os nomes dos finalistas um a um.
A ansiedade pelo resultado
Assim como fez durante toda a edição deste ano do reality show, Britto leu durante o programa derradeiro três perguntas enviadas aos finalistas, uma por cada internauta, a respeito da experiência em A Fazenda. Sempre procurando criar um clima de mais e mais ansiedade no ar.
Folgosi, por exemplo, precisou responder sobre o que faria de diferente em A Fazenda se pudesse voltar no tempo, afirmando, que, talvez, “pensasse um pouco mais antes de tomar algumas decisões”.
Áquilla, por sua vez, falou sobre seus maiores arrependimentos e alegrias durante o confinamento: “as duas perguntas possuem a mesma resposta. Meu maior arrependimento foi ter aceito esse convite (para A Fazenda) e minha maior alegria foi ter aceitado esse convite. Vi durante esse tempo que não aguento de saudades da minha família e descobri que ela é tudo para mim. Ao mesmo tempo, vi o quão importante essa participação foi para a minha vida, para a minha carreira”, comemorou.
Já a campeã Araújo foi incitada a dizer qual foi sua fórmula para aguentar a disputa – e, mais uma vez, se mostrou uma mulher de fé. “Não tem. Só estando aqui para poder lidar com todas as situações. Mas você tem que ter Deus no coração, pedir força, luz, calma e sabedoria a Ele para ficar neste jogo”, disse.
A emoção do reencontro
Após 94 dias entocados na fazenda do interior paulista, os finalistas do reality show tiveram finalmente a oportunidade de rever seus familiares e amigos na final do programa, antes mesmo do anúncio do vencedor. Assim, com Léo Aquilla andando à frente, demonstrando ansiedade com o reencontro, os três se aproximaram do local onde o resultado da quinta edição de A Fazenda seria anunciado.
Naturalmente, três meses de afastamento depois, o momento terminou em lágrimas e sorrisos. “Bom, gente. Infelizmente vou ter que quebrar um pouquinho essa emoção, mandar os familiares à platéia e mandar os finalistas ficarem aqui, pois é o dia da grande final”, disse Britto Jr. enquanto separava os abraços entre os três melhores colocados do reality e seus amados.
A partir daí começou verdadeiramente o nervosismo da decisão. Com a votação do público ocorrendo por telefone e via internet, os finalistas tiveram mais uma vez a oportunidade de convencer os telespectadores do motivo pela qual mereceriam o prêmio de US$ 2 milhões. Se Folgosi defendeu seu lado com a objetividade que lhe foi característica ao longo de todos os últimos três meses – afirmando que foi “o melhor jogador, ganhador do maior número de provas, além de ter sido eleito o melhor peão pelos outros participantes” -, assim como Araújo, que, após agradecer a Deus e aos fãs pela finalíssima, disse ter sido “o mais transparente possível, lutando com toda a força e tratando bem todo mundo”, Aquilla optou pelo otimismo e bom humor.
“Nem sei se mereço vencer. Já cheguei aqui e está ótimo”, brincou o performer. Criticado por Britto Jr. pela declaração, que poderia prejudicá-lo na conquista de novos votos, Áquilla completou: “tudo bem a votação. Deus é pai, sabe o que faz. Se for meu o prêmio, vou ficar rica!”. Não foi.
Dificuldades
“Esta edição teve uma novidade em relação às outras. E acabou sendo, sem dúvida, a edição do Celeiro”. Assim Britto Jr. anunciou na final a retrospectiva sobre o temido local onde parte dos participantes iniciaram o reality show. Lá, encontraram dificuldades extremas, como cozinhar em fogão à lenha, tomar banho gelado ao ar livre e dormir em camas feitas de palha.
Semanalmente, aos domingos, o vencedor da Prova da Chave precisava escolher um pré-estabelecido número de participantes para migrarem à rústica morada, disposta em um ponto distante da sede. A ex-panicat Nicole Bahls, uma das mais polêmicas confinadas do reality, obteve o recorde de indicações, o que a levou a se auto-intitular “miss celeiro”.
À modelo também coube algumas das mais memoráveis brigas da casa. Entre seus desafetos estiveram Felipe Folgosi, a quem chegou a chamar de mau caráter; Robertha Portella, que, para ela, não fazia nada na casa; e, de longe a relação mais tensa ao longo dos últimos três meses, Viviane Araújo, que ofendia acusando seu namorado, Radamés, de dar em cima dela.
Mas não foi só Nicole a causadora de rusgas na fazenda. Portella enfrentou, desde o início, uma má relação com Vavá e Gretchen – esta última, desde o início deixou claro seu descontentamento com a presença da colega. Penélope Nova e Ângela Bismarchi também soltaram faíscas no reality, o que também ocorreu entre Gustavo Salyer e Sylvinho Blau Blau e Simone Sampaio e Diego Pombo.
Se as brigas sobraram, o campo do amor não foi muito frutífero. Apesar de terem ocorrido paqueras, vontades, elogios, e até uma brincadeira do beijo, nenhum participante se envolveu romanticamente com outro confinado em A Fazenda. A única troca real troca de carícias transmitida pelo programa acabou sendo a de Nicole Bahls com o encrenqueiro Theo Becker, fazendeiro na primeira edição, que visitou a sede em junho e, além de ter se aproximado da ex-panicat, arrumou tempo para bater boca com o pagodeiro Vavá.
A Fazenda 5
Dezesseis peões começaram o jogo, que trouxe uma surpresa para a quinta edição: os participantes foram separados e alguns foram morar no Celeiro e outros na casa da sede. Para conquistarem o direito de deixar a casa rústica, os confinados disputaram várias provas e, um a um, foram morar na casa central, com exceção de Lui Mendes. O primeiro eliminado do programa até chegou a deixar o Celeiro, mas, após a revisão da prova que venceu, constatou-se que ele levou vantagem na competição e conseguiu enxergar os obstáculos, uma vez que eles estavam vendados para a prova, e voltou para lá.
Brigas e intrigas também marcaram esta edição. Explosiva, Nicole Bahls ganhou destaque e abusou da sinceridade ao protagonizar discussões com quase todos os peões. Desajeitada, a ex-panicat também levou muito marmanjo ao delírio ao exibir suas partes íntimas ao trocar de roupa. Ao longo dos meses, a cada semana um participante foi eliminado. Entretanto, os confinados, que lutavam para levar uma bolada para casa, foram surpreendidos por Gretchen. A rainha do rebolado não suportou a pressão do jogo, tocou o sino e anunciou sua desistência durante uma das festas temáticas.
Os 16 confinados também passaram por momentos de alegria, tristeza e muito sufoco. Desatentos, eles receberam diversas punições e ficaram sem água encanada, sem macarrão, sem pão, sem gás, entre outras coisas, durante um determinado período.
Ângela Bismarchi protagonizou um dos momentos mais emocionantes da quinta edição do programa. Confinada, a empresária estava sem saber o que acontecia do lado de fora da fazenda e nem imaginava que uma tragédia acometia sua família: sua irmã, Angelina Filgueiras, morreu após levar um tiro no peito. Angela recebeu a notícia por meio de seu marido, Wagner de Moraes, e, mesmo abalada, preferiu continuar no reality show.