Pré-candidato ao Senado na chapa do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSC) anunciou na última sexta-feira que sairá de cena para tirar férias e deixou em aberto a confirmação de que desta vez vai mesmo concorrer a um cargo público.
Datena tem histórico em desistir de concorrer a cargos na política. Nas três últimas eleições, o jornalista se predispôs a concorrer a senador, prefeito e vice-prefeito, mas acabou desistindo em todas as ocasiões.
No início deste mês, Datena publicou um vídeo em uma rede social do seu programa Brasil Urgente em que sinalizava desistir de sua pré-candidatura ao Senado por São Paulo por “resistências de alguns políticos” a seu nome. Em seguida, porém, mudou o tom. Em outro vídeo publicado logo depois, Datena reafirmou que se mantinha na disputa, amparado pela “confiança do povo de São Paulo e do Brasil”. A série de declarações virou um dos assuntos mais comentados no Twitter.
A pré-candidatura de Datena foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 15 de maio, em São Paulo, durante almoço na casa do ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Datena, que esteve presente no almoço e discursou aos presentes, afirmou ao GLOBO que só não seria candidato “se morrer” ou se Bolsonaro e Tarcísio desistirem.