O X, antigo Twitter, começa a ficar indisponível, no Brasil, a partir deste sábado (31), de forma gradual. A suspensão da rede social foi determinada elo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na tarde de sexta-feira (30).
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem até as 17h para comunicar mais de 20 mil operadoras de telecomunicações a suspensão da rede social. Já as operadoras de telecomunicações tem prazo de até cinco dias, após a notificação da agência, para o cumprimento da ordem de Moraes.
O presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, afirmou ao Metrópoles que recebeu a intimação e havia dado início ao processo de cumprimento da decisão judicial. Ao fim da tarde de sexta, a agência divulgou que já havia notificado as operadoras Vivo, Claro e Tim, que detêm as maiores fatias do mercado.
A ordem para o bloqueio do X no Brasil veio após o ministro Alexandre de Moraes emitir um mandado de intimação contra Elon Musk. O documento foi divulgado na quarta-feira (28), pedindo que a empresa identificasse um representante legal no Brasil dentro de 24 horas. Caso a decisão não fosse cumprida, o magistrado ameaçou retirar a plataforma do ar.
Elon Musk respondeu à intimação do ministro Alexandre de Moraes, feita por meio da plataforma, com um post provocativo. Em uma de suas postagens, o empresário chega a dizer que ainda verá o ministro preso.
Leia também:
- Moraes bloqueia contas da empresa Starlink, de Elon Musk
- Elon Musk responde intimação do STF, critica Moraes e provoca dizendo que o ministro será preso: “marque minhas palavras”
- Alexandre de Moraes intima Musk e ameaça retirar ‘X’ do ar em até 24 horas
- X de Elon Musk anuncia fechamento do escritório no Brasil e culpa Alexandre de Moraes
- Alexandre de Moraes manda suspender o X no Brasil
Fonte: Metrópoles