prêmios

NASA chega a João Pessoa e promove evento com desafios na área da tecnologia; ganhadores concorrem a prêmios

A NASA promove o evento em parceria com a empresa Ilha Tec.

NASA, joão pessoa, evento

Imagem ilustrativa. (Foto: pixabay)

A NASA, Agência Espacial dos Estados Unidos, vai promover nos dias 4, 5 e 6 de outubro um evento gratuito que reúne desafios na área da tecnologia, com a resolução de problemas propostos pela Agência, em João Pessoa.

Como apurou o ClickPB, a competição intitulada como ‘Nasa Space Apps Challenge’ que na capital paraibana recebeu o nome de ‘NASA Space Jampa’, tem o objetivo de promover inovação, ciência, tecnologia e impacto social nos participantes.

Segundo a competição, que envolve estudantes e profissionais, os candidatos vão ter acesso a dados abertos de pesquisas da Nasa e outras 15 agências do Mundo, incluindo a Brasileira.

A maratona de desenvolvimento de soluções vai durar cerca de 48 horas seguidas, onde os participantes recebem desafios propostos pela NASA, buscando resolver e apresentar soluções criativas.

Divididos em equipes, os ‘maratonautas’ como são chamados, vão escolher um desafio dentre os 20 e desenvolver soluções funcionais que serão avaliadas por uma banca avaliadora, composta por profissionais do mercado paraibano.

O evento é internacional e realizado em várias cidades do mundo. Promovido há mais de 12 anos pela NASA’s Earth Science Division, ocorre pelo segundo ano consecutivo em João Pessoa e, nessa edição, vai ocorrer no hub de inovação Ilha Tech, no bairro da Torre, realizador do ‘hackathon’ na capital junto com a startup Trêsbê Delas.

A supervisora Dani Bezerra, da Trêsbê Delas, incentivadora de negócios femininos que realiza o evento, afirma que o perfil dos ‘maratonautas’ reúne desde jovens estudantes a partir dos 15 anos, até profissionais de mercado de 50 anos.

“Teremos mais de 50% de participação feminina, pessoas pretas e uma diversidade de conhecimentos absurdo. Já as pessoas mentoras são profissionais super requisitados no mercado, com as expertises de tecnologia, negócio, ciência e design. Mentes incríveis que vão auxiliar nossos ‘maratonautas’ a criarem soluções criativas e inovadoras, e claro, competitivas”, explicou Dani, que também é líder do NASA Space Apps em João Pessoa.

No total, vão estar competindo cerca de 80 ‘maratonautas’, 50 pessoas para auxiliar as atividades de forma presencial e online, além de equipe de voluntários e a banda de avaliação, completando um total de 160 pessoas no evento.

As três equipes locais que vencerem a competição vão receber prêmios, sendo as duas primeiras a continuar na competição global. Após esta fase, a seleção vai ser realizada pela equipe de organização global da NASA.

Os dez premiados em todo o mundo vão ser recebidos em um evento na Nasa, nos Estados Unidos, onde vão apresentar seus projetos para convidados da Agência Espacial Americana.

Além disso, todas as equipes que submeterem sua solução, cada integrante receberá o certificado emitido diretamente pela plataforma da NASA e assinado pelo Dr. Keith Gaddis, do programa de cientistas da empresa.

“Este evento conecta os participantes a uma rede global de inovadores, cientistas, engenheiros e empreendedores. Essas conexões podem trazer colaborações futuras, acesso a conhecimentos especializados e muito impacto positivo para a cidade”, afirmou Dani Bezerra.

O evento tem início nesta sexta-feira (4) às 19h, na sede da Ilha Tech, no bairro da Torre, com a palestrante paraibana Mikaelle Farias, que se destaca na luta do ativismo ambiental no mundo.

Além de ativista e militante em justiça climática na Organização das Nações Unidas (ONU), negritude e transição energética, Mikaelle Farias nasceu em João Pessoa e atua em movimentos nacionais e internacionais de justiça climática, como Fridays For Future e Nordeste pelo Clima.

Começou sua jornada de ativista ambiental em 2019, quando houve o derramamento de petróleo no litoral do Nordeste.

Confira abaixo as premiações:

  • 1º e 2º lugares: Medalha + Kit Premiado com produtos de diversas empresas paraibanas + Workshop de impressão 3D com FabLab: Uso básico de slicers e impressão das primeiras peças, incluindo crédito de 8h-máquina e filamento PLA + Acompanhamento e Mentorias com o IlhaTech para a equipe + Vaga na Competição Global do Hackathon.
  • 3º lugar: Medalha + Kit Premiado com produtos de diversas empresas paraibanas + Workshop de corte laser com FabLab: Fundamentos, segurança, cortes e gravações, incluindo 1h-máquina e um conjunto de material para testes + Acompanhamento e Mentorias com o IlhaTech para a equipe.

*Com Assessoria

Leia também

Paraíba Beach Games começa na próxima semana com abertura do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em João Pessoa

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Secretário diz que Paraíba tem boa conexão para redes sociais, mas internet para atividades complexas é baixa: “um problema de Brasil”

2

Tecnologia

Secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba acredita na implantação de voto pelo celular em até seis anos no Brasil

3

Tecnologia

Órgão ligado ao governo abre processo contra TikTok por suspeita de violação de dados de crianças e adolescentes

4

Tecnologia

Pesquisadores brasileiros desenvolvem nano chip com alta capacidade de transmissão de dados

5

Tecnologia

Rede sociais do PT da Paraíba são hackeadas