Uma equipe internacional de cientistas anunciou a descoberta de 104 novos exoplanetas, aqueles que se encontram fora do nosso Sistema Solar.
A descoberta foi possível por meio do telescópio espacial Kepler, da NASA, e de observações feitas a partir de telescópios terrestres.
Segundo os cientistas, os planetas orbitam a estrela anã K2-72, sendo que quatro deles podem ter superfícies rochosas como a Terra.
- Superfície do Sol apresenta pontos escuros do tamanho da Terra – veja aqui.
Tais planetas potencialmente rochosos são entre 20 e 50 por cento maiores que a Terra e orbitam próximos da mesma estrela em um sistema planetário a cerca de 400 anos-luz de nosso planeta. Um ano-luz equivale a cerca de 10 trilhões de quilômetros.
Os astrônomos acreditam que, apesar de os planetas orbitarem sua estrela a uma distância menor do que a que mercúrio orbita o Sol, a superfície deles pode ter temperaturas parecidas com a da Terra porque sua estrela é mais fria do que o Sol.
Desde que foi lançada em 2009, a missão Kepler permitiu a descoberta de mais de 4,6 mil planetas, sendo que 2.326 já foram confirmados.
Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]