Saúde

Sespa debate Saúde Bucal no interior do Estado do Pará

None

A Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa) dá continuidade às ações em Saúde Bucal no interior do Estado. Nesta terça-feira (28), o coordenador estadual do setor, Flávio Cepêda, participa de uma reunião organizada pela 2ª Regional de Proteção Social com os secretários municipais, em Santa Izabel do Pará.

Na pauta, assuntos pertinentes à Saúde Coletiva, com a respectiva ênfase à implantação de Equipes de Saúde Bucal, dentro do Programa Saúde da Família (PSF), e de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

O diálogo com setores do interior paraense faz parte dos planos da Sespa, que já implantou oito CEOs e pretende inaugurar outros, com o respaldo de treinar profissionais que precisam estar preparados e atualizados para usar novos materiais e técnicas disponíveis no mercado e também nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O investimento visa manter o avanço positivo de atendimentos feitos pelas equipes de saúde bucal dentro do PSF, tendo passado de 32, em 2004, para 145 equipes no ano passado.

Depois de Santa Izabel do Pará, a coordenação de Saúde Bucal da Sespa visita, nesta quinta (30), e sexta-feira (31), os municípios de São Francisco do Pará e São Miguel do Guamá. O objetivo é atender a solicitação das prefeituras municipais para realizar visitas técnicas e orientar profissionais locais quanto aos serviços prestados no âmbito da saúde bucal.

Participação – No período de 24 a 28 de maio acontece o II Congresso Internacional de Odontologia, em Fortaleza (CE), cujo tema central será ‘O Brasil Sorridente e a Inclusão Social’. Na oportunidade, o coordenador de Saúde Bucal, Flávio Cepêda, e as odontológas Sílvia Correa, Marta Bouillet e Ana Paula Arbage apresentarão o trabalho cientifico intitulado ‘Laboratório Móvel de Prótese: uma realidade do Pará’.

Este trabalho apresenta a Política de Saúde Bucal do Estado, relatando os avanços alcançados pelo Pará no âmbito da Saúde Bucal e o pioneirismo em alguns serviços prestados, especificamente no programa Presença Viva, por meio do Laboratório Móvel de Prótese, único no território nacional.


Fonte: Governo do Pará

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Jovem morre com suspeita de meningite bacteriana no Sul

2

Saúde

Filhos do meio são mais agradáveis, humildes e honestos do que os irmãos, diz estudo

3

Saúde

Primeiro concorrente nacional do Ozempic tem produção aprovada pela Anvisa

4

Saúde

Central de Transplantes da Paraíba registra 49ª doação de múltiplos órgãos do ano

5

Saúde

Médico de Conceição, na Paraíba, descobre paciente com coração no lado direito do corpo e outros órgãos “invertidos”