O Isea (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), da Prefeitura de Campina Grande, ampliou de quatro para nove o número de cirurgias de vasectomia realizadas por semana. O motivo foi a contratatação de mais um urologista para atender a demanda de homens cadastrados no Programa de Planejamento Familiar para ter direito ao serviço. O médico José Wendyson Brabosa de Souza começou a atender na manhã desta terça-feira, dia 9, realizando cinco cirurgias de esterilização masculina.
A partir de fevereiro de 2009 o número será ampliado para 13, segundo informou a enfermeira Ruth Paraguaçu, uma das responsáveis pelo Planejamento Familiar. De acordo com Ruth, a oferta será aumentada porque o atual médico, Gilberto Meneguesso, passará a atender em dois expedientes nas quartas-feiras. Com a contratação de mais um urologista, os serviços agora estão sendo oferecidos nas terças e quartas.
Para a diretora geral da maternidade, médica Francimar Ramos, a contratação de mais um profissional da área era necessária devido a alta demanda na procura pelos serviços. "Já estávamos viabilizando essa ampliação de médicos há alguns meses e agora conseguimos um grande especialista para atender aos homens cadastrados", comentou a diretora.
As cirurgias de vasectomia foram implantadas em maio de 2007 no Isea e hoje é referência nesse tipo de serviço oferecido pelo SUS em todo o Nordeste. Atualmente, mais de 300 procedimentos cirúrgicos foram realizados e mais de 600 homens estão cadastrados no programa.
Por causa do alto número de inscritos, os interessados em realizar a vasectomia na maternidade, só poderão se inscrever em fevereiro do próximo ano, para garantir uma cirurgia. É que as inscrições para os procedimentos referentes a 2008 já foram encerradas.
Segundo o Programa de Planejamento Familiar da instituição, o número de homens inscritos já garante a oferta de cirurgias até fevereiro de 2009, mês em que as inscrições serão reiniciadas.
O número de inscritos superou as expectativas da coordenação do programa. "Estamos percebendo que os homens estão deixando de lado certos tabus e tomando iniciativa para realizar a vasectomia, que é uma cirurgia bem mais simples que a laqueadura (ligação de trompas das mulheres)", destacou Ruth.
"O procedimento é simples e não dura mais do que 20 minutos para ser realizado", declarou Meneguesso. Os homens recebem alta médica minutos depois de realizá-la e só precisam seguir algumas recomendações médicas para o repouso. Campina Grande, através do Isea.
Os critérios exigidos para a realização da vasectomia são os mesmos para a laqueadura nas mulheres, ou seja, os homens devem ter idade acima dos 25 anos e pelo menos, dois filhos nascidos vivos.
Fonte: Assessoria