O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, esteve reunido com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quinta-feira (26). Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o médico detalhou as demandas apresentadas no encontro, entre elas, a habilitação de leitos e o ofício sobre o impacto do pagamento do piso da enfermagem no estado.
“A audiência com a ministra Nísia Trindade foi muito positiva, fomos bem recebidos. Apresentamos pleitos para a Paraíba, como a habilitação de leitos do Hospital Metropolitano. Essa grande hospital, que é referência em cardiologia e neurologia ainda aguardava essas habilitações. Ficou o compromisso do Ministério da Saúde e da ministra em avançar essas habilitações, como também as reabilitações de leitos Covid que foram desabilitados no último mês de 2022. E aí a Secretaria de Saúde solicita novamente essa reabilitação desses leitos para que possam estar à disposição da Paraíba”, declarou o secretário de Estado da Saúde, ao Arapuan Verdade, conforme apurou o ClickPB.
Ainda segundo o secretário, “na oportunidade, apresentamos os resultados exitosos do programa Opera Paraíba e do nosso programa, também, paraibano de imunização, onde a Paraíba se destaca como um dos estados com melhor índice de vacinação, inclusive, o primeiro estado a atingir a cobertura da poliomielite. A ministra demonstrou estar bastante interessada com nossos projetos.”
Piso da enfermagem
Jhony Bezerra ainda comentou que entregou “o ofício à ministra, onde esse ofício contém o impacto financeiro que o piso da enfermagem traz ao estado da Paraíba. A ministra já havia dialogado conosco no CONAS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e que há uma previsão de uma Medida Provisória, agora no mês de fevereiro, regulamentando esse fundo que fará repasses aos estados e municípios para custeio do piso da enfermagem.”
Ministra destaca vacinas, leitos e Opera Paraíba
A ministra Nísia Trindade disse que recebeu “o secretário, vendo resultados muito importantes do Opera Paraíba e vendo também a questão de toda a atenção especializada que foi construída e da vacinação, da imunização. Estamos trabalhando para a questão, que eu sei que é uma grande questão colocada pelo estado, e, juntos, para a redução de filas em exames, cirurgias, e também para que o nosso programa de imunização, a exemplo do que vem sendo feito na Paraíba, possa atingir a todas as brasileiras e brasileiros da forma adequada.”