Decreto

Secretário de Saúde diz que passaporte de vacina na Paraíba vai exigir duas doses para acesso a espaços fechados

Medida deve ser assinada pelo governador João Azevêdo até este fim de semana, informou Geraldo Medeiros.

Secretário de Saúde diz que passaporte de vacina na Paraíba vai exigir duas doses para acesso a espaços fechados

Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. — Foto:Walla Santos

O governador João Azevêdo (Cidadania) vai assinar até esse fim de semana o decreto que regulamenta a Lei nº 12.083, que institui o “passaporte da vacinação” na Paraíba. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista ao ClickPB nesta quinta-feira (28). 

De Brasília, onde se reuniu com secretários de Saúde de outros estados, Geraldo afirmou que já foram acertados alguns critérios para a regulamentação, como a obrigação do esquema vacinal completo.

“O governador estava em Brasília e retornou ontem à noite. Então, acho que até o fim de semana já esteja assinada a regulamentação. Nós temos nos comunicado e temos mais ou menos definido que o passaporte vacinal vai ser completo, ou seja, com a primeira e segunda dose para acesso a bares, restaurantes e espaços fechados”, afirmou.

O portal também falou com o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, que disse que ainda não foi chamado pelo governador para tratar do assunto.

A medida estabelece a exigência do comprovante de vacinação para entrar em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, shows, entre outros ambientes de lazer. Além disso, as pessoas que se recusarem a se vacinar não poderão se inscrever em concurso público ou assumir cargos públicos.

A comprovação de vacinação poderá ser feita através da apresentação do cartão de vacinação físico ou digital, por meio de foto, aplicativo, entre outros meios.

De acordo com a publicação, apesar das punições, a vacinação forçada ou qualquer medida invasiva sem o consentimento dos indivíduos, é proibida, sendo preservado o direito à intangibilidade, inviolabilidade e integridade do corpo humano. 

Além disso, as pessoas que apresentarem atestado médico justificando a contraindicação da vacina ficam dispensadas de seguir o que está disposto na lei.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Bahia confirma sexto caso de botulismo este ano, com duas mortes; infecção foi causada pela ingestão de mortadela contaminada

2

Saúde

Hospital Universitário da UFCG abre agendamento, com 300 vagas, para consulta com mastologista

3

Saúde

Cresce o número de casos de infarto em mulheres jovens no Brasil

4

Saúde

Cartaxo e Queiroga se dizem contra o aborto; ex-ministro é criticado por ações na pandemia

5

Saúde

Mais de 100 municípios da Paraíba estão sob alerta de incêndios e perigo à saúde por baixa umidade do ar; veja lista