Saúde

Saúde investe em informatização

None

Para agilizar o processo de agendamento de consultas, a Secretaria Municipal de Saúde está informatizando sua central responsável por marcar os atendimentos. “Vamos aperfeiçoar o agendamento e, em maio, estaremos online com o Hospital Estadual”, garante o secretário interino da Secretaria Municipal da Saúde, Mário Ramos. Além das consultas, a pasta está investindo em informatização das unidades básicas de saúde e já abriu processo de licitação para compra de equipamentos.

Ao permanecer conectado com o Hospital Estadual, a central de agendamentos vai poupar tempo e evitar que pacientes fiquem sem consultas. Para passar por um médico do ambulatório de especialidades, o usuário deve passar pela unidade básica de saúde de seu bairro. Lá, recebe uma guia com o profissional que deve consultar. O posto manda esse pedido para a central, que agenda a consulta no Hospital Estadual e, depois, informa ao usuário a data e horário do atendimento para que ele confirme a sua ida.

Caso no dia marcado ele não pudesse ir, deveria informar à secretaria com até 72 horas de antecedência, para que outra pessoa fosse agendada no seu lugar. Para Ramos, esse processo possui muitas falhas. “Agilizando a comunicação entre a central e o Hospital Estadual, diminuiríamos o índice de usuários que ficam sem consultas”, aposta o diretor. De acordo com ele, em abril a secretaria estará finalizando alguns acertos para que, em maio, o sistema passe a funcionar.

Segundo a assessoria de comunicação do hospital, Bauru é a única cidade da região que ainda não opera dessa forma. Nas microrregiões de Jaú, Lençóis Paulista e Lins, o agendamento já está sendo feito pelo sistema online. Cabe ao Hospital es Eadual monitorar as consultas e os próprios municípios administram as vagas. Ao aderir ao sistema online, a expectativa é que o índice de pessoas que faltam às consultas caia em Bauru. Com isso, a previsão é que o tempo de espera pelas consultas também seja reduzido.

Além do sistema de agendamento, a secretaria também investe na informatização das unidades básicas de cada bairro. “Com a informatização, o objetivo é que cada unidade tenha sua própria cota da exames e consultas para agendar”, revela Ramos. Com isso, a secretaria não precisaria mais de uma central para agendamentos. “No futuro, a própria unidade marcaria as consultas”, acrescenta.

Segundo o diretor, já está em andamento o processo de licitação para a compra de equipamentos para a rede. “Em um ano, tudo estará informatizado.”


Fonte: jornal da cidade de Bauru

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Jovem morre com suspeita de meningite bacteriana no Sul

2

Saúde

Filhos do meio são mais agradáveis, humildes e honestos do que os irmãos, diz estudo

3

Saúde

Primeiro concorrente nacional do Ozempic tem produção aprovada pela Anvisa

4

Saúde

Central de Transplantes da Paraíba registra 49ª doação de múltiplos órgãos do ano

5

Saúde

Médico de Conceição, na Paraíba, descobre paciente com coração no lado direito do corpo e outros órgãos “invertidos”