Com a meta de ultrapassar em 2006 a marca de mil transplantes, a Secretaria de Saúde de Pernambuco lança, nesta terça-feira (11), das 9h às 14h, na Estação Central do Metrô do Recife, uma campanha de mobilização e conscientização para aumentar o índice de doadores, sob o slogan “Quem doa órgãos, salva vida”.
Integrando a programação estão apresentações musicais, teatrais e de grupos da dança da terceira idade. O público também contará com orientações e distribuição de 12 mil folders. A divulgação também se estenderá nos coletivos e nos cinemas. A ação também é composta por um concurso de redação entre alunos das escolas estaduais, quando o melhor texto e slogan serão utilizados na divulgação dos transplantes no próximo ano.
Em 11 anos, O maior número de operações foi alcançada em 2005, quando houve 945 transplantes. Segundo a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), em 1995 foram realizadas 110. Os pré-requisitos para o doador são: não apresentar doenças contagiosas (a exemplo de hepatite e aids), câncer com metástase, leucemia e ter sido usuário de drogas.
DOAÇÕES – Cerca de seis mil pessoas esperam por doações de órgãos em Pernambuco. A maior demanda no banco de transplantes são: córnea (3.352), rim (2.606), fígado (456) e coração (11). Para a coordenadora da CT-PE, Sandra Carvalho, “precisamos que as pessoas doem para diminuir o tempo de espera dos pacientes. Quem precisa de um rim, por exemplo, aguarda em média de 7 a 9 anos. É preciso encurtar esse tempo”.
Fonte: JC Online
Saúde em Pernambuco lança campanha por doação de órgãos
None
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde