O estoque de vacinas contra o rotavírus foi restabelecido no 1º Centro de Saúde Noélia Lessa, na Praça das Graças, no Prado. Na última segunda–feira, primeiro dia de vacinação contra o vírus em Maceió, o número de doses foi insuficiente e várias mães voltaram para casa sem vacinar seus filhos. A chefe do setor, Ivoneide dos Santos, garantiu que o fato não irá mais se repetir.
“A primeira semana está servindo para analisarmos como será a procura pela vacina. Como a vacinação contra o rotavírus não obedece a uma campanha, mas será definitiva, ainda estamos observando a procura para definirmos quais as dosagens em cada região da cidade”, declarou a enfermeira chefe do setor de vacinação do 1º centro, Ivoneide dos Santos.
Ela afirmou ainda que durante toda essa semana a quantidade de doses da vacina não será a definitiva. “Só na próxima sexta–feira poderemos analisar o movimento da semana e calcular qual a quantidade que iremos utilizar semanalmente. Assim poderemos nos planejar”, disse.
Contudo, a chefe do setor garantiu que o estoque não irá mais acabar e que todas as crianças em idade de vacinação e que procurarem o centro irão ser vacinadas.
“O fato de segunda–feira não irá mais se repetir. A quantidade em nosso estoque agora é bem maior por que sabemos que a média de atendimento é de 15 crianças por dia. Então estamos fazendo uma planilha para que sempre tenhamos a vacina”, afirmou.
A vacina conta o rotavírus foi incluída recentemente no calendário nacional. Em Alagoas a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para este ano é de 30 mil vacinações. Até agora, já foram enviadas para o Estado 24.200 doses e o restante deve chegar até o final do ano. Para Maceió, foram disponibilizadas 802 doses, neste mês de abril.
Rotavírus: 1º Centro de Saúde tem estoque de vacina restabelecido
O estoque de vacinas contra o rotavírus foi restabelecido no 1º Centro de Saúde Noélia Lessa, na Praça das Graças, no Prado
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde