Saúde

Projeto prevê desfibriladores em locais públicos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6568/06, do deputado Carlos Nader,que torna obrigatória a existência de um desfibrilador automático externo e pessoal treinad

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6568/06, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que torna obrigatória a existência de um desfibrilador automático externo (DAE, usado em caso de ataque cardíaco) e pessoal treinado para o atendimento médico em locais como aeroportos, terminais rodoviários, centros comerciais, hipermercados, estádios, casas de espetáculos, clubes sociais e esportivos, academias de ginástica, instituições de ensino superior e estabelecimentos similares. Segundo o projeto, esses estabelecimentos deverão contar com pelo menos dois técnicos treinados segundo as normas para a reanimação cardiovascular.

O projeto prevê que um regulamento a ser editado pelo Poder Executivo contenha punições para os responsáveis por esses estabelecimentos que descumprirem a norma.

O deputado justifica a exigência com uma informação segundo a qual a vítima perde 10% de chance de sobreviver a cada minuto sem atendimento. O desfibrilador “faz um eletrocardiograma imediato e, se necessário, dispara um choque calculado para recuperar o ritmo cardíaco, o que aumenta em até 70% as chances de sobrevivência”. O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

Fonte: Último Segundo

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

TDAH podem ser confundidos com outros problemas; confira 4 erros comuns no diagnóstico

2

Saúde

Chocolate pode ser uma aliado da saúde segundo os médicos

3

Saúde

Animação’Divertida Mente 2′ faz alertas sobre saúde mental

4

Saúde

Ser feliz: 7 hábitos que podem levar qualquer um a felicidade de acordo com a ciência

5

Saúde

Cientistas desenvolvem nanorrobôs que podem ‘matar’ células cancerígenas