O prefeito de Lucena, Leo Bandeira, disse que as crianças vacinadas com doses de adultos contra Covid-19 estão sendo acompanhadas por agentes de saúde. O gestor informou, durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (17), que os médicos disponibilizados não teriam sido acionados pelas famílias.
“Essas famílias estão sendo acompanhadas diariamente pelos agentes de saúde. E tem um médico à disposição. O agente de saúde passa nessas residências, inclusive pede assinatura do pai e da mãe para que realmente mostre que ele visitou aquela residência, para saber se houve algum tipo de diferença na saúde dessa criança”, declarou o prefeito de Lucena, conforme apurou o ClickPB.
O MPF e o Ministério Público da Paraíba estão investigando a vacinação errada em Lucena, que resultou em cerca de 60 crianças vacinadas contra a Covid-19 com doses vencidas, destinadas a adultos. As doses pediátricas só chegaram à Paraíba na sexta-feira (14), mas os menores de 12 anos já estavam sendo imunizados com doses inadequadas desde a primeira semana de dezembro do ano passado.
O prefeito Leo Bandeira relata que “até o momento, não tivemos nenhuma anormalidade. Nenhum médico foi contactado. Mesmo assim, o Ministério da Saúde, a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e a Anvisa estão colocando médicos à disposição para que a gente possa fazer esse acompanhamento dessas famílias.”
Saiba mais
- Em depoimento ao MPF, técnica de enfermagem em Lucena diz que não recebeu treinamento para aplicar vacina contra covid-19 e que não havia controle na imunização
- Além de crianças, adultos também receberam vacinas vencidas em Lucena, diz técnica de enfermagem em depoimento
- Após repercussão de escândalo da vacinação indevida em crianças, prefeito de Lucena exonera secretário de Saúde
- Crianças de comunidade de Lucena foram vacinadas contra covid-19 com doses que seriam para adultos