Paraíba

Povo Potiguara destaca melhorias sanitárias

Fórum de mulheres reúne representantes de uma das mais bravas etnias do Brasil

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi palco, ontem (22), às 10h00 no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, do encontro “Mulheres do Brasil”. Reuniram-se para a abertura do Evento a professora Wilma Mendonça do Curso de Letras da UFPB, o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Adalberto Fulgêncio, o representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e liderança Potiguara, “Josafá”, o índio “Capitão” e a primeira índia que foi prefeita do Brasil, a “Índia Nancí”.

A “Índia Nanci”, uma da mais fortes lideranças indígenas dos Potiguaras destacou a semelhança entre sua história de vida e a de seu povo, que segundo ela hoje teve sua saúde melhorada em 100%, principalmente no tocante às mulheres.

Aproximadamente 120 pessoas assistiram a professora Wilma descrever minuciosamente o processo de ocupação do território brasileiro, em sua narrativa, Wilma lembrou das violências cometidas contra as mulheres indígenas.

Para o Fulgêncio, as maiores conquistas das mulheres da etnia Potiguara (única etnia indígena na Paraíba), “foram: uma gestão que priorizou o controle social e implantou um equipe multidisciplinar que buscou garantir a saúde dos índios paraibanos através da prevenção”, comentou o coordenador.

O evento continuou ontem às 19h00, com a palestra do doutor Wanderley Caixe: “A presença da mulher nas lutas sociais e emancipatórias na América Latina”, e recomeça hoje (23) no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes às 10h00, coma a palestra da professora Conceição Evaristo, “O entrecruzar das margens”.

Janildo Silva

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Cientistas desenvolvem nanorrobôs que podem ‘matar’ células cancerígenas

2

Saúde

Risco de queimaduras aumenta 25% nas férias de julho

3

Saúde

Paciente morre de meningite transmitida por caramujo africano; Fiocruz alerta para cuidados

4

Saúde

Divertidamente na vida real: como gerenciar Raiva, Tristeza e Alegria com Inteligência Emocional

5

Saúde

Brasil tem quase 3 vezes mais crianças com excesso de peso e diabetes cresce