Saúde

PM tenta impedir protesto de estudantes em BH

Cerca de 200 estudantes fizeram na manhã desta quarta-feira (22) uma manifestação pelas ruas do centro de Belo Horizonte, reivindicando o meio-passe no transpor

Cerca de 200 estudantes fizeram na manhã desta quarta-feira (22) uma manifestação pelas ruas do centro de Belo Horizonte, reivindicando o meio-passe no transporte coletivo da capital. Os manifestantes se dirigiram até a Praça da Liberdade, em frente à sede do governo.

A Polícia Militar tentou impedir o avanço da passeata, mas, segundo o Comando de Policiamento de Trânsito (CPtran), o protesto não trouxe prejuízos ao tráfego de veículos na região central da capital.

Manifestações pelo passe livre e contra o aumento das tarifas de ônibus acontecem hoje em pelo menos 50 cidades de todo o País. Os estudantes alegam que o preço das passagens é um dos principais motivos da evasão escolar.

Belo Horizonte e Curitiba são as duas únicas capitais brasileiras onde os estudantes não têm nenhum tipo de desconto nas passagens. Em Cuiabá e Rio de Janeiro, os estudantes uniformizados já têm passe livre. Em Brasília, pagam um terço da passagem e nas demais capitais, metade do preço.

Todos os anos, 6,8% dos estudantes do ensino fundamental e 7,7% do ensino médio deixam de estudar, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação. Segundo assessoria, o MEC ainda não tem uma pesquisa que revele as causas da evasão escolar.


Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Baixo peso não é garantia de saúde: entenda como a pressão em torno do emagrecimento afeta o corpo e mente

2

Saúde

Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui em Pernambuco; caso é o primeiro confirmado no estado em oito anos

3

Saúde

João Pessoa deverá ter concurso com até 2 mil vagas na área da saúde ainda em 2025, anuncia secretário

4

Saúde

Número de casos de dengue duplica em um ano e Paraíba registra mais de 14 mil casos em 2024

5

Saúde

Estoque do Hemocentro da Paraíba registra queda e instituição pede para população realizar doações de sangue