A Paraíba registrou um acréscimo de oito casos suspeitos de varíola dos macacos, quando observado o boletim emitido na segunda-feira (5), pela Secretaria Estadual da Saúde (SES-PB). De acordo com o boletim da terça-feira, agora são 82 casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox) no estado, antes eram 74.
Em relação ao número de casos confirmados não houve acréscimo. Até o momento foram confirmados seis casos em João Pessoa e um caso no vizinho município de Cabedelo. Também há um caso considerado como provável na capital.
Os municípios com casos em investigação são 19: Areia (2), Barra de Santana (1), Belém (1), Boqueirão (1), Cabedelo (9), Cajazeiras (2), Campina Grande (3), Itabaiana (1), Itatuba (1), João Pessoa (45), Lucena (1), Mari (1), Marizópolis (1), Monteiro (2), Nova Palmeira (1), Rio Tinto (1), Santa Rita (6), São João do Cariri (1) e Sousa (1).
Sintomas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas mais comuns nos casos de varíola dos macacos são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Geralmente, há fases com início de febre de 1 a 3 dias, com surgimento de erupções.
A Monkeypox é autolimitada, mas pode ser grave em alguns grupos, como: crianças, gestantes ou imunossuprimidos.
• Paraíba conta com 11 hospitais para tratamento da varíola dos macacos e secretária de saúde alerta: “atendimento inicia na rede primária
• Secretaria da Saúde orienta a população paraibana sobre a prevenção da Monkeypox