No período de 15 a 17 de novembro, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), realizou a I Mostra Nacional de Saúde Indígena, com o título "Gente que faz Saúde!". O evento aconteceu no Centro de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília, Distrito Federal.
A Paraíba participou da I Mostra com 15 trabalhos, sendo o estado com o maior número de projetos aprovados, destacando-se também por conquistar o 1º e 2º lugar da Mostra, na categoria Pôster Interativo.
O 1º lugar na categoria ficou com o trabalho desenvolvido pela pesquisadora de Ciências da Saúde, Rosiliana Lins da Silva, intitulado "Reconhecimento da base cartográfica do Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara – Paraíba – Brasil", realizado no Pólo Base da Baía da Traição, composto por 12 aldeias, com população de aproximadamente 4.800 habitantes.
"Esse trabalho permitirá o georeferenciamento de todas as aldeias, a caracterização da população e de seus problemas de saúde, uma vez que poderemos identificar as áreas com prioridades às ações de vigilância à saúde", relatou Rosiliana.
Já o 2º lugar foi conquistado pela coordenadora da Saúde Bucal do Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara (DSEI), Matilde Barbosa de Farias Cabral, com o trabalho "Levantamento das condições de saúde bucal na população indígena na Paraíba", que contou com parcerias com a Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba (FAPESQ/PB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
"O trabalho possibilitou a obtenção do diagnóstico situacional da saúde bucal da população indígena, permitindo estimar a prevalência de todos os problemas odontológicos investigados, representando a melhor informação epidemiológica disponível no Estado", afirmou Matilde.
Dentro da premiação da I Mostra, também merece destaque a Menção Honrosa recebida pela índia Potiguara e auxiliar de enfermagem, Maria Aparecida, em reconhecimento a sua contribuição na área de saúde para os povos indígenas como "Índia Parteira".
Rosiliana, que conquistou o 1º lugar na categoria Pôster Interativo, ganhou como prêmio uma viagem de intercâmbio nacional para alguma localidade com população indígena, a ser posteriormente pela técnica.
Fonte: Assessoria