Imunização

Paraíba aplica mais de 11 mil doses no Dia D de Vacina dTpa em gestantes e Multivacinação

Ao todo, foram aplicadas na Paraíba 11.981 doses de vacinas, sendo 781 doses para dTpa e 11.200 doses para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.

Dia D, Vacina dTpa, gestantes, Multivacinação

Dia D de Vacina dTpa em gestantes e Multivacinação - Foto: Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (13), o “Dia D de Vacinação contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) em gestantes e Multivacinação para atualizar o cartão de vacinação de crianças, adolescentes e idosos” em todo estado. Ao todo, foram aplicadas 11.981 doses de vacinas, sendo 781 doses para dTpa e 11.200 doses para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.

Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa (881 doses); Campina Grande (880 doses); Alhandra (438 doses); Cabedelo (305 doses) e Sousa (302 doses). Os dados são parciais e levam em consideração os dados de 192 municípios.

De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunização da SES, Márcia Mayara, esse tipo de ação é fundamental para garantir que a população de todo o estado seja imunizada contra os agravos e outras doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas. “Quanto à vacina dTpa, a partir do momento que a gestante é imunizada, ela vai estar protegendo também o seu bebê, que é o grupo de maior risco de complicação da coqueluche”, afirmou, destacando ainda que as pessoas têm em mente que, por não verem mais essas doenças, não precisam mais se vacinar. Mas o que a população deve ter em mente é que essas doenças estão erradicadas e controladas por conta da vacina, daí a necessidade de continuarem sendo vacinadas”, alertou.

Neste Dia D, foram disponibilizados mais de mil postos de vacinação em toda a Paraíba. Em João Pessoa, além das Unidades de Saúde da Família, as vacinas também foram ofertadas em pontos específicos, como o Home Center Ferreira Costa, Tambiá Shopping, Shopping Sul. As Unidades de Saúde da Família (USF) Verdes Mares, do Cidade Verde II (Mangabeira); Unidade Integrada do Geisel e a Unidade Vila Saúde, no Cristo, contaram com a visita especial do ‘Zé Gotinha’, mascote da Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde e as equipes de imunização da SES e da Secretaria de Saúde do município de João Pessoa.

A técnica de enfermagem Heloísa Maria Lira, que está com 21 semanas e cinco dias de gravidez do primeiro filho, que vai se chamar Marlon. foi tomar a vacina dTpa na Unidade Integrada do Geisel, onde aproveitou para tirar fotos com o Zé Gotinha. “Eu sempre tomei todas as vacinas porque sei que é uma garantia para barrar muitas doenças perigosas que até matam. E agora que estou grávida estou reforçando esse cuidado, até porque sei que, além de mim, o meu filho também estará protegido”, disse.

O Dia D é uma das ações do Programa Vacina Mais Paraíba, que completou dois anos recentemente. Com esse, a SES contabiliza sete Dias D em 2024. Nos seis primeiros, houve um aumento significativo nas coberturas vacinais, quando foram aplicadas 287.386 doses de diversas vacinas.

Dia D, Vacina dTpa, gestantes, Multivacinação
Dia D de Vacina dTpa em gestantes e Multivacinação – Foto: Secom-PB
Dia D, Vacina dTpa, gestantes, Multivacinação
Dia D de Vacina dTpa em gestantes e Multivacinação – Foto: Secom-PB
Dia D de Vacina dTpa em gestantes e Multivacinação – Foto: Secom-PB
Dia D, Vacina dTpa, gestantes, Multivacinação
Dia D de Vacina dTpa em gestantes e Multivacinação – Foto: Secom-PB

 

 

 

Com informações da Secom-PB

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Em vídeo, Lula aparece com curativo na cabeça e caminha pelo hospital após cirurgias: “fiquem tranquilos. Estou firme e forte”

2

Saúde

Justiça da Paraíba mantém decisão que obriga prefeitura de Piancó a fornecer canabidiol a menor de idade

3

Saúde

Castração química: como funciona o procedimento aprovado pela Câmara para pedófilos condenados

4

Saúde

Após cirurgia do presidente Lula, neurocirurgião paraibano explica como se forma o hematoma, riscos e tratamento

5

Saúde

Ceará confirma morte de criança por ameba comedora de cérebro