Saúde

Mpox: após OMS declarar emergência, infectologista explica sintomas e formas de prevenção

Conforme observou o ClickPB, foi registrado apenas um caso de mpox na Paraíba em 2024 e nenhuma morte desde o surgimento da doença.

Mpox, monkeypox

Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox como emergência de saúde mundial na quarta-feira (14) pelo registro de alta no número de casos global e maior letalidade da doença. A mpox já foi declarada como emergência global em 2022, mas foi controlada rapidamente e saiu da lista no ano seguinte

A infectologista Júlia Chaves, da Secretaria de Estado da Saúde, afirmou que os brasileiros podem se tranquilizar em relação à nova alta da mpox. “Não estamos em surto aqui no Brasil e a nossa cepa não é tão agressiva quanto a que está sendo vista lá fora!, explicou.

Conforme observou o ClickPB, foi registrado apenas um caso na Paraíba em 2024 e nenhuma morte desde o surgimento da doença. No Brasil, desde o surgimento da doença, em 2022, foram registrados 16 óbitos por mpox.

De acordo com Júlia Chaves, a nova cepa 1B da mpox é mais agressiva e está sendo mais encontrada em crianças, mas a variante ainda não foi visto ainda no Brasil.

Saiba as formas de transmissão, sintomas e tratamento para mpox

Foto: Reprodução

Formas de transmissão

A infectologista informou que o vírus da mpox é transmitido através de relações sexuais, contato direto no local das lesões e através de gotículas de saliva.

Sintomas

As bolhas que são o sinal da doença. Começam com a pele avermelhada e depois se torna uma bolha com um líquido amarelado. Apenas quando a bolha se rompe e se torna uma crosta é que a doença para de ser transmitida.

A infectologista orienta que ao sinal desses sintomas é importante procurar atendimento médico.

Prevenção

De acordo com Júlia Chaves, já existe vacina para prevenir mpox. “No Brasil a vacina está disponível para pessoas com HIV, pessoas que trabalham em laboratório e tem contato com o vírus, pessoas usuárias de Prep e pessoas que tiveram contato com suspeitas de mpox”.

Tratamento

Também é feito o uso de imunoglobulina e medicamentos em casos mais graves da doença.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Com a primeira UTI 24 horas para pets do Nordeste, Hospital Vida chega a João Pessoa com abordagem humanizada e alta tecnologia

2

Saúde

5 coisas que não te contaram sobre suplementos de vitaminas; veja cuidados

3

Saúde

Não há motivo para alarme em relação à mpox, diz ministra da Saúde

4

Saúde

Dormir mal engorda e eleva risco de doenças

5

Saúde

Alimentos termogênicos são grandes aliados do emagrecimento; conheça 5 opções para incluir no cardápio