Saúde

Medicamento anticolesterol reduz a arteriosclerose

O medicamento anticolesterol Crestor, do grupo britânico AstraZeneca, permitiu reduzir as placas de gordura da arteriosclreose

O medicamento anticolesterol Crestor, do grupo britânico AstraZeneca, permitiu reduzir as placas de gordura da arteriosclreose, o que supõe a primeira regressão desta doença arterial, segundo um estudo apresentado nesta segunda-feira em Atlanta, Geórgia (sudeste dos Estados Unidos).

“Estes resultados nunca tinham sido observados antes em um estudo utilizando um medicamento com base em estatina”, disse Steven Nissen, cardiologista da Cleveland Clinic e principal autor do estudo, durante o congresso da Associação Americana de Cardiologia (AAC).

“Estudos similares com estatina – um redutor do colesterol – haviam mostrado uma redução no ritmo da progressão da arteriosclerose, mas nunca uma regressão”, acrescentou, considerando estes resultados uma “boa notícia para os doentes”.

Este tratamento, com dose máxima de rosuvastatina (nome genérico do Crestor), de 40 mg diárias, durante dois anos, permitiu uma redução do colesterol ruim (LDL) de 53,2% (de 130,4 mg/d para 60,8 mg/d) nas 507 pessoas que participaram deste teste clínico, uma redução sem precedentes em um estudo de estatina.

O colesterol bom (HDL), por sua vez, aumentou 14,7% (de 43,1 mg/d para 49,0 mg/d), uma progressão igualmente recorde.

Além disso, a oclusão das artérias com placas de gordura, denominadas ateromas, diminuiu de 6,9% para 9,1%, informou Nissen, cujo estudo será publicado na edição de 5 de abril do Jornal da Associação Médica Americana. O excesso de colesterol é um dos principais fatores de risco cardiovascular.

AFP

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Brasil tem quase 3 vezes mais crianças com excesso de peso e diabetes cresce

2

Saúde

Inscrições no Mais Saúde com Agente com 180 mil vagas são prorrogadas até segunda-feira

3

Saúde

Anemia atinge 30% da população, mas tem prevenção e tratamento

4

Saúde

Sistema Único de Saúde vai substituir vacina oral contra pólio por dose injetável a partir deste ano

5

Saúde

Vacinação contra poliomielite termina amanhã; Paraíba vacinou menos da metade das crianças