Doença

Maio Cinza alerta para câncer cerebral que tem alta taxa de mortalidade

Tirando os cânceres de pele, o câncer no cérebro ocupam o 10º lugar entre os tipos mais comuns da doença no Brasil.

Maio Cinza alerta para câncer cerebral que tem alta taxa de mortalidade

Para Eduardo Weltman, membro da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e coordenador médico do Serviço de Radioterapia do Hospital Israelita Albert Einstein, o câncer cerebral tem o poder de impactar seriamente a qualidade de vida do portador: “Dependendo do tipo de tumor, sua localização e extensão, podemos ter desde quadros de paralisia de membros e perda de função até convulsões e alterações cognitivas severas”, ressalta.

Abordar esse assunto é difícil mas necessário, e esse é o objetivo principal do Maio Cinza, uma iniciativa voltada para a conscientização d0 câncer cerebral.

A campanha busca focar na realização do diagnóstico precoce como uma das principais formas de prevenção contra o câncer que ocupa a 10ª posição entre os tipos mais comuns da doença no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A pesquisa não considera os cânceres de pele.

Sobre os tumores no cérebro

A situação se agrava ainda mais com os dados que sinalizam o índice de mortes por conta desse câncer: 84% dos portadores evoluem para óbito. No geral, a incidência dos tumores primários é maior em pessoas brancas e em homens.

Médicos

Oncologista da Oncoclínicas, Flávio Silva Brandão explica que o tipo de câncer influencia nas taxas de mortalidade. “Muitos têm prognóstico bom e são até curáveis, como os meningiomas de baixo grau e os gliomas grau 1. A mortalidade vem principalmente dos gliomas de alto grau que infelizmente são os mais frequentes e realmente tem alta taxa de mortalidade a médio ou curto prazo.

Os meningiomas são os tipos mais comuns de câncer e eles surgem das células da meninge, uma membrana que recobre todo o sistema nervoso central. Já os gliomas são originados de células que participam da formação do tecido cerebral e sustentação dos neurônios.

Número, médicos, aumento, João Pessoa, Paraíba
Mais de 60% dos médicos da Paraíba estão concentrados em João Pessoa. (Imagem ilustrativa)

Apesar da maioria ter causas desconhecidas, o especialista comenta que alguns tipos de câncer são motivados por alterações genéticas; exposição à radiação ionizante prévia; infecções, principalmente por linfomas ou vírus HIV e imunossupressão.

Como identificar?

ressonância magnética é o principal exame para detectar o câncer e ela deve ser realizada sempre que um sinal de alerta neurológico aparecer. Os sintomas dependem da localização do tumor e podem variar bastante, mas Silva Brandão enfatiza os mais recorrentes:

“Dor de cabeça, em geral de início recente e com crescimento contínuo da intensidade e frequência, além de alterações visuais, de comportamento, fala, memória, perda de força muscular em determinados membros, paralisia facial, perda de peso e falta de apetite”, cita.

Tem como prevenir?

O médico afirma que a maioria dos tumores cerebrais não são passíveis de prevenção, mas que evitar os fatores de risco mencionados acima já é um caminho. Pacientes com síndromes genéticas com alto risco de neoplasias devem ser os mais atentos com acompanhamento periódico por especialistas.

 

E o tratamento?

Weltman ressalta que o tratamento desse tipo de câncer é tido como multidisciplinar com a atuação de especialistas de diversas áreas atuando em conjunto: “Uma vez estabelecido o diagnóstico do tipo de tumor e de sua extensão, além das condições clínicas gerais e a performance neurológica, inicia-se o tratamento específico onde participam o neurocirurgião, o neuro-oncologista e rádio-oncologista com suas contribuições dentro de protocolos de conduta já estabelecidos ou protocolos de pesquisa”.

São o esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. As informações são da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada nesta quarta-feira, 23, na sede do INCA, no Rio de Janeiro,

Minha Vida

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Animação’Divertida Mente 2′ faz alertas sobre saúde mental

2

Saúde

Ser feliz: 7 hábitos que podem levar qualquer um a felicidade de acordo com a ciência

3

Saúde

Cientistas desenvolvem nanorrobôs que podem ‘matar’ células cancerígenas

4

Saúde

Risco de queimaduras aumenta 25% nas férias de julho

5

Saúde

Paciente morre de meningite transmitida por caramujo africano; Fiocruz alerta para cuidados