Saúde

Lipedema, doença de Yasmin Brunet, atinge 12% das brasileiras; veja tratamentos

Conheça o lipedema e veja quais os métodos principais de tratamento

A participante do BBB 24 revelou em conversa com os brothers sofrer com a doença

A participante do BBB 24 revelou em conversa com os brothers sofrer com a doença

O lipedema, caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura nas pernas, coxas, nádegas e até mesmo nos braços, afeta 12% das brasileiras, inclusive as famosas, como é o caso de Yasmin Brunet. A participante do BBB 24 revelou em conversa com os brothers sofrer com a doença e planejar a realização de uma cirurgia.

Essa condição pode levar a dor e desconfortos físicos e estéticos. No entanto, muitas pacientes acabam optando, por falta de conhecimento, apenas pelo método cirúrgico, por meio de lipoaspiração. Segundo especialistas, a lipo somente deve ser indicada em casos graves. Nesse processo, a massoterapia tem se mostrado uma grande aliada no tratamento.

A especialista em massoterapia Ana Martha, da TopCorpus, lista alguns benefícios da massagem no tratamento de lipedema.

Redução do inchaço

Massoterapia é especialmente eficaz na redução do inchaço, aliviando a sensação de peso nas pernas, por meio da drenagem linfática. A técnica estimula o sistema linfático, auxiliando na remoção de excesso de líquido e toxinas, o que resulta em uma redução significativa do edema nas pernas.

Alívio da dor

Muitas pessoas com lipedema experimentam desconforto e dor nas pernas. A massoterapia pode ajudar a aliviar esses sintomas, uma vez que a técnica promove o relaxamento muscular, reduz a pressão nos tecidos e estimula a liberação de substâncias analgésicas naturais no corpo.

Melhora da circulação sanguínea

A massoterapia também contribui para melhorar a circulação sanguínea nas pernas afetadas pelo lipedema. A estimulação suave dos vasos linfáticos e sanguíneos ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, melhorando a oxigenação dos tecidos e promovendo a regeneração celular.

Aumento da mobilidade

O lipedema pode limitar a mobilidade e a funcionalidade das pernas. A massoterapia, ao reduzir o inchaço e a dor, pode ajudar a melhorar a mobilidade articular, permitindo que as pessoas afetadas pelo lipedema se movam com mais facilidade e conforto.

Apoio emocional e bem-estar

Além dos benefícios físicos, a massoterapia pode oferecer um suporte emocional significativo para aqueles que sofrem com o lipedema. O toque suave e a atenção personalizada durante as sessões de drenagem linfática podem promover um sentimento de cuidado e relaxamento, contribuindo para o bem-estar geral.

Terra

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Estudo revela por que pacientes com lipedema têm dificuldade em ganhar massa muscular

2

Saúde

Paraíba registra mais de 780 casos de HIV e Aids entre janeiro e novembro de 2024

3

Saúde

Saúde financeira também impacta o bem-estar e psicólogos aconselham evitar armadilhas da Black Friday

4

Saúde

Ministério Público cobra instalação de salas de coleta do ‘teste do pezinho’ em 15 municípios da Paraíba

5

Saúde

Secretaria e PB Saúde definem nova jornada de trabalho para equipes assistenciais e garantem o piso da enfermagem