O lançamento oficial do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas será na segunda-feira (24) na aldeia Pirajuí, no município de Paranhos, Mato Grosso do Sul. O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Paulo Lustosa e o diretor-executivo, Danilo Forte estarão presentes na abertura da campanha, que está marcado para as 13h.
Além dos representantes da Funasa, participarão do lançamento do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas os representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde (MS), da prefeitura de Paranhos, do Projeto Vigisus, da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (Cgpni), e o representante indígena da aldeia Pirajuí.
A campanha, realizada pela Funasa e apoiada pela Cgpni, do MS, e da Opas, prossegue até o dia 26 de maio nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) dos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo é imunizar37,6 mil indígenas, de 103 etnias que vivem em 992 aldeias.
Durante a campanha haverá a aplicação de doses do calendário básico de vacinação indígena como poliomelite, tetravalente, hepatite B, tríplice viral, dupla adulto, BCG, pneumococo 23, varicela, febre amarela e influenza, além de rotavírus e pentavalente (que previne contra o tétano, difteria, coqueluche, hib e hepatite B). Prioritariamente, serão vacinadas crianças, mulheres em idade fértil, gestantes e adultos maiores de 60 anos.
Fonte: Funasa
Lançamento do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas
None
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde