O laboratório Astrazeneca praticamente dobrou seu faturamento no Brasil desde 2001. Conforme dados do Grupo das Empresas do Mercado Farmacêutico (Grupemef), a empresa registrou crescimento de 98% no período, enquanto o mercado farmacêutico nacional teve elevação de 65,7%.
As vendas aumentaram de R$ 345 milhões em 2001 para R$ 683 milhões em 2005. Esse resultado eleva a participação de mercado de 2,57% para 3,07% e responde pelo salto do 13º lugar para o 9º no ranking das farmacêuticas presentes no Brasil.
De acordo com o balanço trimestral, o laboratório cresceu 12% nas vendas globais frente ao mesmo período de 2005. A venda dos primeiros três meses alcançou US$ 6,18 bilhões, contra US$ 5,74 no mesmo período de 2005. O lucro operacional da farmacêutica aumentou 33%, para US$ 1,98 bilhões.
No Brasil, os dados não são menos animadores. A filial brasileira encerra o primeiro trimestre do ano com crescimento de 13%, enquanto o mercado nacional apontou elevação de 7,43% entre janeiro e março, conforme o Grupemef.
fonte: saúde business