Decisão

Justiça manda Prefeitura de João Pessoa regularizar tratamento de pacientes diagnosticados com câncer

Justiça Federal determinou ainda que o ente municipal terá de comprovar a aquisição direta de medicamentos e insumos para imediata regularização dos serviços do HNL.

Justiça Federal, Racismo, Crime,

Sede da Justiça Federal na Paraíba (Foto: Walla Santos)

A Justiça Federal atendeu um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que o Município de João Pessoa comprove, no prazo de 30 dias, o cumprimento do prazo legal para início do tratamento de pacientes diagnosticados com câncer.

Como visto pelo ClickPB, a Lei Lei nº 12.732/2012 determina que o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) deve ocorrer em até 60 dias.

Pela decisão, a Prefeitura deve apresentar informações sobre o efetivo início do tratamento dos pacientes atendidos pelo Hospital Napoleão Laureano (HNL), indicando as respectivas datas de diagnóstico, comprovando assim o atendimento do prazo de 60 dias.

A Justiça também determinou que o Município apresente a lista de pacientes que ainda aguardam atendimento, com a data do respectivo diagnóstico e a data agendada para consulta com oncologista clínico.

A Justiça Federal determinou ainda que o ente municipal terá de comprovar a aquisição direta de medicamentos e insumos para imediata regularização dos serviços do HNL, caso necessário para garantir atendimentos no prazo legal; já a União deve ressarcir ao Município os valores utilizados na compra dos fármacos.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Casos de Covid aumentam mais de 1000% em crianças de Campina Grande e infectologista alerta para sintomas gripais em escolas

2

Saúde

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 neste início de ano em comparação com 2024

3

Saúde

Homem coloca tubo no ânus em João Pessoa e pede socorro no Hospital de Trauma para retirar objeto

4

Saúde

Número de casos de Covid-19 voltam a subir na Paraíba e autoridades recomendam que população mantenha vacinação em dia

5

Saúde

Dá para contrair HPV em aparelho da academia? Especialistas explicam