Tomar vitaminas durante a gravidez pode aumentar o risco de eclampsia, complicação da gravidez caracterizada por uma tensão sanguínea alta e inchaço nas pernas, segundo um estudo publicado hoje na versão digital da revista “The Lancet”.
Até agora muitos médicos acreditavam que as vitaminas provocavam o efeito contrário. Agora, o estudo da organização britânica de beneficência infantil Tommy”s recomenda às futuras mamães evitar a ingestão de grandes doses de vitaminas C e E.
A pesquisa também adverte que o consumo destes suplementos pode fazer com que o bebê nasça com pouco peso. Para realizar o estudo, os autores administraram vitaminas em cerca de 2.400 grávidas com tensão alta, problemas renais e de coagulação, além de diabetes.
A equipe descobriu que a eclampsia aparecia uma semana antes naquelas mulheres que tinham ingerido os suplementos vitamínicos.
Além disso, averiguou que estas mulheres tinham 15% mais chances de dar à luz bebês com pouco peso.
A diretora da pesquisa, Lucilla Poston, assinalou que estas descobertas “demonstram que doses elevadas de vitaminas C e E não servem para prevenir a eclampsia nos grupos de maior risco”.
“É importante acrescentar que embora os bebês (das mulheres que tomaram vitaminas) tenham nascido com menos peso, o efeito em sua saúde a longo prazo é insignificante”, seguiu a diretora.
EFE
Ingestão de vitaminas pode aumentar complicações na gravidez
Tomar vitaminas durante a gravidez pode aumentar o risco de eclampsia
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde