O Hospital de Trauma de Campina Grande, na Paraíba, realizou na noite desta quinta-feira (28), a primeira transfusão de plasma convalescente em um paciente com Covid-19. De acordo com o secretário de saúde, Geraldo Medeiros, foi colhido sangue de um paciente que já teve o Coronavírus e dele foi retirado o soro para ser infundido em um paciente grave internado na UTI do hospital.
“Esperamos que traga um benefício grande para o paciente e que possa salvar outros pacientes”, afirmou o secretário.
Esse plasma, procedente do Hemocentro da Paraíba que, em parceria com a UFPB por meio da Professora Daniele Idalino Janebro, farmacêutica com especialização em hematologia, vem trabalhando no enfrentamento da Covid-19, com a participação de 6 hospitais de João Pessoa e apenas um em Campina Grande-PB, este último foi o hospital público pioneiro na transfusão de plasma convalescente na modalidade de uso compassivo de plasma.
A transfusão de plasma na Paraíba é um tratamento pioneiro no Norte e Nordeste em hospital público e têm a Secretária de Estado da Saúde (SES) e Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN-PB) como parceiros.
A coleta na Paraíba está sendo feita no Hemocentro da Paraíba em João Pessoa e para ser doador é necessário ser maior que 18 anos, ter testado positivo para COVID em swab (teste molecular) ou sorológico IgM/IgG, está há 30 dias da resolução dos sintomas, de ambos os sexos, mas em caso do sexo feminino que seja nuligestas (não ter tido filhos ou abortamentos).
Os interessados deverão entrar em contato pelo WhatsApp do Hemocentro por mensagem encaminhada para (83) 3133-3465, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.