Desde o início de fevereiro, quando os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entraram em greve o setor importador tem sofrido prejuízos. Após 2 meses, a Associação Brasileira dos Importadores de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed) levantou junto a suas 100 associadas alguns números que mostram os reflexos da greve no segmento.
Das associadas, 22 responderam à consulta. Somente entre elas foram registrados 770 embarques bloqueados já no exterior. Parte da mercadoria aguardando embarque no exterior está sendo bloqueada pelos próprios importadores, uma vez que não vêem perspectiva de desembaraço aqui no Brasil. A mesma pesquisa apontou a existência de 1073 Licenças de Importação (LIs) aguardando anuência prévia da Anvisa nos portos e aeroportos.
Em valores, estes números significam U$ 28 milhões envolvidos nos bloqueios até o momento. Porém, a cada dia este número aumenta. Diretamente, são em torno de 2000 os clientes prejudicados, entre distribuidores, hospitais, clínicas e laboratórios.
Greve dos fiscais da Anvisa gera prejuízo de US$ 28 milhões para o set
Desde o início de fevereiro, quando os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entraram em greve o setor importador tem sofrido prejuízos
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde