A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) anunciou a liberação de R$ 3.752.689,25 para serem aplicados na atenção à saúde dos povos indígenas. O valor se destina ao pagamento das organizações não-governamentais que atuam em parceria com a Funasa no atendimento feito nas aldeias.
Em meados desta semana, os recursos, referentes às parcelas dos convênios entre a Funasa e as ONGs, estará disponível, para reforçar o atendimento à saúde de mais de 30 mil índios que vivem no Amazonas, Mato Grosso, Pará e Tocantins. O novo repasse será investido em recursos humanos e compra de material para a assistência básica.
As ONGs que receberão os recursos são: Amiatan (Associação dos Moradores de Atalaia do Norte), Secoya (Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami), Associação Ipren-Re de Defesa do Povo Mebengokre, Fub – Xavante (Fundação Universidade de Brasília), Agitargma (Associação do Grupo Indígena do Alto do Rio), Prefeitura Municipal de Paragominas, Associação Beneficente Mote Kaiapó/PA, Fundação Esperança, Sociedade de Apoio às Ações de Saúde e Associação Indígena Xerente.
Fonte: Agência Brasil