No período de seis a vinte e quatro de novembro, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na Paraíba, estará promovendo, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara (DSEI) e do Setor de Capacitação (SECAP), da instituição, o Módulo Introdutório para os Agentes Indígenas de Saúde.
O curso tem uma carga horária de 120 horas de concentração, e, posteriormente, 60 horas de atividade de dispersão na área indígena, tendo como objetivo capacitar o Agente Indígena de Saúde (AIS) no módulo introdutório.
Dentro da programação do curso, que terá a participação de 26 AIS, está a discussão de temáticas como: Percebendo nossa realidade, Entendendo o processo saúde-doença, Conhecendo e organizando o serviço de saúde, entre outros assuntos.
A coordenação do evento está a cargo da técnica Zélia Maria Alexandre, e o curso terá as enfermeiras do DSEI, Tereza Silma Carvalho, Elisângela Ramos Oliveira e Ana Tereza de Lacerda, como facilitadoras.
Os AIS são escolhidos dentro das aldeias e são formados para participar da atenção à saúde de todos os membros de sua comunidade, devendo desenvolver ações de vigilância em saúde, prevenção e controle das doenças e agravos, por meio de visitas domiciliares, atividades educativas individuais e coletivas, sob acompanhamento de profissionais de saúde capacitados para exercer essa função.
Fonte: ASCOM