Os familiares do homem internado com suspeita de infecção pelo novo coronavírus também estão sendo monitorados. A informação foi confirmada ao ClickPB, nesta quarta-feira (26), pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES). O homem retornou da Itália na segunda-feira (24) e foi internado nessa terça-feira (25) com sintomas como tosse e febre.
A assessoria da Secretaria de Saúde informou ao ClickPB que são dois familiares que viajaram com o homem internado. A equipe lembrou também que “a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que estão assintomáticas e voltaram de áreas com transmissão direta fiquem em suas casas por 14 dias.”
Veja também
Resultado do exame para confirmar Coronavírus em paciente da Paraíba sai em 48 horas
Em relação ao homem internado, ele está com pneumonia. A SES declarou ao ClickPB que o estado de saúde dele em relação à pneumonia é estável.
Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba emitiu a seguinte nota:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) informa que foi notificado nesta terça-feira (25/02) o primeiro caso suspeito para o novo Coronavírus na Paraíba. Trata-se de um Homem de 59 anos, com histórico de viagem à Itália entre 14 e 23/02, chegando ao Brasil na segunda, 24/02, em vôo internacional com destino a Recife – PE. Ainda durante a viagem o homem, que reside em João Pessoa, apresentou sintomas como tosse, febre e coriza.
O homem buscou o atendimento médico por conta própria, acompanhado por familiares, foi realizado atendimento assistencial, coleta para exame e realizada notificação para o Ministério da Saúde para definição de caso. O Paciente segue internado no Hospital Clementino Fraga, uma das unidades de referência para atendimento de casos suspeitos de Coranavírus e sendo tratado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como determina o protocolo do Ministério da Saúde, enquanto aguarda confirmação ou descarte de caso. Outras informações sobre seu estado de saúde serão divulgados em breve.
Em paralelo ao acolhimento do paciente no Clementino Fraga, a SES-PB juntamente com a Vigilância municipal, já deu início às primeiras medidas de vigilância, conforme estabelecido previamente no Fluxo Estadual para Caso Suspeito.
Importante destacar que a Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Coronavírus, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado. Além do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, o Hospital Universitário Lauro Wanderley também é unidade de atendimento para casos suspeitos para o novo Coronavírus na Paraíba, sendo este último para pacientes da pediatria.