Saúde

Estado entrega remédio à menina, mas atraso compromete saúde

Depois de impasse judicial, a menina Ana Elisa Morelo que sofre de doença rara, recebeu na tarde de ontem da secretaria estadual de Saúde, quatro caixas do medi

Depois de impasse judicial que perdurou por quatorze dias, a menina Ana Elisa Morelo Passoni, 7 anos, que sofre de doença rara, recebeu na tarde de ontem da secretaria estadual de Saúde, quatro caixas do medicamento Zavesca. Entretanto, a mãe dela, Miriam Morelo, afirmou que o atraso acarretou em problemas na saúde da criança.

Na manhã de sábado, Mirian acompanhou a filha na realização de exame de ultrasson, onde ficou constatado o aumento do baço da menina. “Isto aconteceu por causa do tempo que minha filha ficou sem o medicamento”, disse. Ana Elisa ainda realizou exame de colesterol, sendo que o resultado deve sair na próxima segunda-feira (20).

As caixas fornecidas pelo Estado duram por dois meses. Ela explicou, que o atraso na entrega do remédio também comprometeu o equilíbrio da menina. “Desde agosto do ano passado uma liminar obtida na Justiça obriga o Estado a fornecer o medicamento – com custo de R$ 24 mil – para a criança. O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) tinha determinado a prisão do secretário estadual de Saúde, Matias Gonsales, caso não fornecesse o medicamento em prazo de 48 horas. Gonsales entregou defesa, alegando que o medicamento já havia sido solicitado, mas que o atraso era decorrente dos trâmites da importação do medicamento.

Além disto, Gonsales defendeu-se argumentando que a última remessa do medicamento Zavesca enviada à menina seria suficiente até 15 de março, fato contestado pela mãe. Ana Elisa sofre de Niemann-Pick, doença que provoca aumento do fígado e do baço e causa lenta deterioração do sistema nervoso.

Fonte: midia max

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui em Pernambuco; caso é o primeiro confirmado no estado em oito anos

2

Saúde

João Pessoa deverá ter concurso com até 2 mil vagas na área da saúde ainda em 2025, anuncia secretário

3

Saúde

Número de casos de dengue duplica em um ano e Paraíba registra mais de 14 mil casos em 2024

4

Saúde

Estoque do Hemocentro da Paraíba registra queda e instituição pede para população realizar doações de sangue

5

Saúde

Unimed JP bate mais um recorde e consegue a maior nota de sua história em índice da ANS que avalia qualidade