RISCO PARA A SAÚDE

Federação de Musculação denuncia falta de fiscalização na venda de anabolizantes

O presidente da Federação Paraibana de Musculação, Vanilson Pantera, confirma venda de anabolizantes no estado.

Federação de Musculação denuncia falta de fiscalização na venda de anabolizantes

O presidente da Federação Paraibana de Musculação, Vanilson Pantera, na tarde desta terça-feira (16), confirmou a comercialização de esteróides anabolizantes no Estado e ainda relatou a falta de publicidade por parte do Governo e a escassez de políticas públicas voltadas a conscientizar as pessoas dos riscos na utilização dessas drogas.

Pantera afirma que o controle e fiscalização da distribuição dos anabolizantes é muito complexa, pois os que tem a venda liberada são encontrados facilmente nas  farmácias, em casas de Petshop,  e os que são ilegais  ele acrescentou “a rede de comercialização dessas drogas não se limita a academias, existem pessoas vendendo anabolizantes, isso é caso de polícia, enquanto federação buscamos realizar eventos para informar sobre os perigos de usar essas drogas”, disse Vanilson.

A falta de divulgação do governo acarreta na desinformação das pessoas sobre o assunto, Pantera afirmou que essa falta de esclarecimento conduz as pessoas a serem influênciadas a usarem os anabolizantes com a esperança de resultados mais rápidos, todavia muitas das vezes sem saber que estão comprometendo a saúde.

A federação Paraibana de Musculação orienta aos alunos de academias a não utilizar os esteróides anabolizantes, e indica a procura de um nutricionista para um acompanhamento a base de suplemento natural sendo o caminho para obter resultados de massa muscular de forma saudável sem risco a saúde.

Imagem ( Internet )

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/anabolizantes/anabolizantes.php

 

Efeitos e Riscos à Saúde

Icterícia, tremores, aumento da pressão sangüínea, acne severa, tumores no fígado, retenção de líquidos, provoca diminuição dos índices de HDL (a forma boa do colesterol), e dores nas juntas.

 

No homem: há uma diminuição da produção e da qualidade de espermatozóides, os testículos reduzem de tamanho, impotência, infertilidade, aumento da próstata, dificuldade ou dor para urinar, desenvolvimento de mamas, calvície, maior chance de canceres do rim e fígado e ataque cardíaco.

 

Na mulher: voz grossa, aumento do clitóris, crescimento de pêlos faciais, alterações ou ausência de ciclo menstrual, diminuição de seios.

 

No adolescente: maturação esquelética prematura, puberdade acelerada levando a um crescimento raquítico.

 

O abuso de anabolizantes, principalmente em altas doses, pode causar também uma variação de humor incluindo agressividade e raiva incontroláveis que podem levar a episódios violentos. Esses efeitos são associados ao número de doses semanais utilizadas. Usuários, freqüentemente, tornam-se deprimidos quando param de tomar a droga. Ainda podem experimentar um ciúme patológico, extrema irritabilidade, ilusões, podendo ter uma distorção de julgamento em relação a sentimentos de invencibilidade, distração, confusão mental e esquecimentos.

Aqueles que usam a droga via injeções correm o risco de compartilhar seringas e contaminar-se com o vírus da AIDS ou da hepatite.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Morre médico José Targino, fundador do Hospital Antônio Targino, aos 92 anos

2

Saúde

Em cirurgia de urgência na Paraíba, médicos descobrem cisto gigante de 6,2 kg em ovário de jovem de 21 anos

3

Saúde

Ministério da Agricultura confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial

4

Saúde

Ministério da Saúde atende deputado Ruy Carneiro e avalia incluir acessórios para autistas no SUS

5

Saúde

Psiquiatra alerta para necessidade de cuidados com a saúde mental por trás da febre dos bebês reborn