Sabia que alguns estudos revelam que 78% de todos os tipos de bebedores têm ressaca? E se ocorrer um exagero nas doses, essa estatística aumenta para 90%.
Ou seja, você não está sozinho em desejar curar a ressaca rápido sem precisar passar um dia inteiro deitado na cama.
Como já deve saber, a ressaca é uma consequência de um dia ou uma noite ingerindo bebidas alcóolicas em excesso.
Seus sintomas físicos e mentais são variados, sendo os mais comuns: dor de cabeça, mal-estar, sonolência, mudança de humor e sede – muita sede!
O quadro começa no momento em que a concentração de álcool no sangue fica próxima de zero e, então, seu corpo se dedica exclusivamente a restabelecer o equilíbrio do organismo.
E o que fazer nesse momento? Bem, não existe um remédio para curar ressaca rápido, que seria algo milagroso, sabemos.
Porém, há práticas a serem adotadas para amenizar seus sintomas. Continue a leitura e veja quais são as que mais funcionam.
- Acordou de ressaca? Veja o que comer e beber após exageros etílicos
- Beber água não evita ressaca, diz estudo
Tem como se recuperar mais rápido?
Infelizmente, não existe como se recuperar mais rápido de uma ressaca, afinal, a intensidade dos seus sintomas varia de acordo com o tipo e a quantidade da bebida ingerida e as particularidades de cada pessoa .
Por outro lado, há como reduzir os desconfortos gerados por ela, podendo, até quem sabe, acelerar o fim dos sintomas.
Algumas pesquisas, por exemplo, mostram que a alimentação afeta o metabolismo do álcool no organismo, facilitando sua oxidação.
Elas destacam algumas substâncias que favorecem esse processo metabólico, como os suplementos zinco e a niacina (ácido nicotínico ou vitamina B3) .
Entretanto, ressaltamos que mesmo com estudos e pesquisas revelando possíveis alimentos e/ou substâncias que favorecem a redução de sintomas da ressaca, não há tratamento e nem cura para ela.
O que acontece é a adoção de algumas práticas para aliviá-la.
O que é bom para curar ressaca rápido – de acordo com a ciência?
Para aliviar os sintomas da ressaca é preciso entender que não há como eliminá-los, apenas reduzi-los. O importante é esperar o tempo necessário para o corpo reequilibrar e voltar ao seu estado pleno de funcionamento. Afinal, o álcool precisa ser eliminado do corpo pelo fígado, que fica sobrecarregado ².
Diante das consequências mais comuns, confira dicas de especialistas sobre o que é bom para curar ressaca rápido!
Hidratação
Se você quer aprender como curar ressaca rápido de forma caseira: beba água, muita água! A desidratação causa sede, sensação de boca seca e até dores musculares devido à perda de líquidos e eletrólitos.
O organismo precisa de água para realizar diversas funções. E como as bebidas alcoólicas são diuréticas, o corpo perde líquido em excesso. Por isso a reidratação é fundamental.
A quantidade que deve ser ingerida varia de acordo com o peso da pessoa, seu estado de saúde e a temperatura do ambiente. Porém, de modo geral, o Ministério da Saúde recomenda a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia.
Alimentos mais indicados
Os alimentos mais indicados para curar ressaca rápido são os que geram benefícios à saúde e favorecem uma digestão leve e ágil, como frutas, verduras e legumes. Além disso, contribuem para acelerar a eliminação de toxinas pelo fígado pelo consumo excessivo de álcool .
Reposição de eletrólitos
Como já falamos, as bebidas alcoólicas são diuréticas e, além de água, o organismo elimina eletrólitos, aumentando a desidratação do corpo.
Em conjunto com a água, especialistas indicam o consumo de bebidas isotônicas com eletrólitos, como sódio e potássio.
Quem nunca sentiu aquela forte dor de cabeça, que mal dá para abrir os olhos, quando está de ressaca, que atire a primeira pedra!
Para aliviar esse sintoma tão comum, é possível usar medicamentos, como analgésicos.
Médicos contraindicam o uso de paracetamol para não sobrecarregar ainda mais o fígado.
Cafeína não pode ser exagerada
Com consumo baixo ou moderado, a cafeína também está na lista das dicas de como curar ressaca de vinho rápido ou de outras bebidas, como cerveja e drinks.
Pesquisas apontam essa substância como um psicoestimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), que auxilia a aumentar o estado de alerta e reduzir a sensação de fadiga.
Suplementos alimentares específicos
Uso de analgésicos
Além do zinco e da vitamina B3 (niacina) citada acima, há outros suplementos indicados para aliviar a ressaca.
De modo geral, devem conter glicose (como açúcar, amido e fibras), considerada a maior fonte de energia do corpo, a fim de ajudar a diminuir o cansaço e a fraqueza.
Não consuma mais álcool
Sabe aquela história de que o melhor remédio para curar ressaca rápido é continuar bebendo? É mito.
Por mais que a pessoa tenha uma melhora momentânea, ao parar de beber, os sintomas serão ainda mais intensos.
Portanto, concentre-se em beber muita água, repor os eletrólitos e comer bem. E não se esqueça do repouso. Ele ajuda o corpo a melhorar o mal-estar e recuperar as energias.
Fonte: Engov