O novo decreto de medidas sanitárias para combater a disseminação da covid-19, que será publicado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (1º), deve trazer medidas mais restritivas para promover o distanciamento social. Essa é a expectativa do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, que, em entrevista ao ClickPB, ressaltou que o estado vive um momento crítico, com cerca de 110 internações por dia.
O secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, também falou sobre a situação. ”Não é tempo de festividades, comemorações, não é tempo nem mesmo de estar em igrejas, templos e cultos lotados, como nós temos visto com bastante clareza. Fique em casa se puder, e se sair para trabalhar, faça isso com segurança”, disse o secretário. ”Use máscara e não se aglomere em hipótese nenhuma”, completou.
De acordo com a avaliação mais recente do Plano Novo Normal, que serve justamente para guiar a elaboração de medidas restritivas no combate à covid-19, a Paraíba apresenta 211 municípios em bandeira laranja e 12 em bandeira vermelha.
Daniel Beltrammi explicou que isso se deve ao aumento na ocupação de leitos, já que atualmente o estado tem 1.005 pacientes internados com a doença, e também à taxa de transmissibilidade crescente. A taxa está em 1.05, o que significa que cada 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para outras 105.