Saúde

Centro odontológico realiza cerca de 20 mil atendimentos em quatro mes

Entre os principais destaques da assistência prestada à população pessoense estão o tratamento de canais e a radiologia

Reativado há apenas quatro meses, após a reforma geral executada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em parceria com o governo federal, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no edifício ’18 Andares’, já realizou quase 20 mil procedimentos em saúde bucal. Entre os principais destaques da assistência prestada à população pessoense estão o tratamento de canais, a radiologia e o atendimento a pessoas com algum tipo de deficiência, sendo este último um serviço pioneiro na rede de saúde municipal.

O diretor-geral do CEO, Danilson da Cruz, revelou que de janeiro a maio deste ano, 1.138 canais foram executados no serviço. “Esse tratamento de endodontia evita complicações nos usuários em relação à mastigação e até mesmo à perda dentária”, disse. Ele acrescentou que a realização de raios-X no serviço tem permitido o diagnóstico e os laudos sobre as principais patologias referentes à cavidade bucal.

Uma das técnicas utilizadas no tratamento de usuários com necessidades especiais é a restauração traumática, que dispensa o uso de motores para a remoção da cárie dentária. Esse serviço funciona de maneira especializada para portadores de problemas neurológicos, paralisia cerebral e síndromes, e é equipado com espuma e velcro, que são uma necessidade para adaptação e conforto do usuário ao tratamento, além de permitir ao dentista a realização dos procedimentos necessários.

Para a coordenadora da Seção de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adriana Rosas, muitas das doenças relativas à boca podem ser evitadas com as mudanças de hábitos da população. Para ela, o principal passo para essa mudança na qualidade e na saúde bucal está nas ações educativas de prevenção. “É preciso incorporar práticas de higiene pessoal no dia-a-dia. Somente através da educação constante e permanente é que teremos resultados bem sucedidos, com as pessoas livres de cáries dentárias, gengivite e outras doenças bucais”, reforçou.

Secom-JP

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Homens fisicamente ativos têm 35% menos chances de desenvolver câncer de próstata

2

Saúde

CFM entra na Justiça contra cotas na residência médica

3

Saúde

Prática de exercícios físicos regulares ajuda a prevenir doenças emocionais

4

Saúde

Eduardo Suplicy recebe diagnóstico de câncer e inicia tratamento

5

Saúde

Aveia pode ser um grande aliado da dieta; conheça 5 benefícios do cereal