A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nesse domingo (22), a 49ª doação de múltiplos órgãos do ano. A unidade integra a rede de alta complexidade do Governo do Estado.
Como visto pelo ClickPB, a ação foi realizada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, marcando a 20ª doação na unidade hospitalar em 2024.
Com a doação, autorizada pela família do doador, cinco pessoas passam a ter uma melhor qualidade de vida. Foram doados o fígado, os rins e as córneas.
O paciente doador foi um homem de 35 anos, vítima de um Trauma Crânio Encefálico grave (TCE), que já estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital.
O fígado foi transplantado em um homem de 69 anos, o rim direito para uma jovem de 19 anos, o rim esquerdo foi destinado a uma mulher de 29 anos, e as córneas foram levadas para avaliação no Banco de Olhos.
A diretora da Central, Rafaela Dias, explicou que esse é o maior número de doações já registrado desde 2019. “Ano passado, contabilizamos 39 doações durante o ano, e agora já temos 49 doações. Além de promover transformação para tantas vidas, é importante lembrar que nada disso seria possível sem a permissão de cada família que nos disse ‘sim’. Sabemos o quanto é difícil tomar uma decisão de autorizar a doação em meio à um momento de perda e dor, e por isso agradecemos e reconhecemos a nobreza desse gesto” explicou Rafaela.
De acordo com o setor de estatística da Central Estadual de Transplantes, em 2024, foram realizados 266 transplantes e 711 pessoas ainda aguardam por uma doação de órgão ou tecido na Paraíba.
*Com SECOM-PB