Imunização

Campina Grande terá mais de 70 pontos de atendimento e horário estendido no Dia D de Vacinação deste sábado

As crianças e adolescentes de Campina Grande, 9 a 14 anos, serão o foco da ação, com ênfase nas vacinas de HPV e Meningocócica ACWY. De toda forma, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação serão ofertadas para todas as faixas etárias.

vacinação, multivacinação, vacina, doses, covid-19

Vacinação - Foto: Pixabay/Ilustrativa

A Prefeitura de Campina Grande realizará, neste sábado (19), mais um Dia D de Multivacinação. A cidade terá 76 pontos de imunização que funcionarão em horários variados, entre 8h e 22h. As crianças e adolescentes de 9 a 14 anos serão o foco da ação, com ênfase nas vacinas de HPV e Meningocócica ACWY. De toda forma, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação serão ofertadas para todas as faixas etárias.

Nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Saúde e nas Policlínicas, algumas funcionarão de 08h às 12h e outras de 08h às 16h. No Parque da Criança o atendimento ao público será das 8h às 16h. No Terminal de Integração, o funcionamento se estende até as 20h e na Casa da Vacina o atendimento será até as 22h.

Também haverá vacinação nos serviços de referência para seus públicos-alvo. No Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), terá a vacinação para bebês, gestantes e puérperas. No Centro Municipal de Infectologia Silvestre Gonçalves Maia – antigo SAE – a vacinação será voltada para as pessoas que fazem acompanhamento na unidade. Nestes dois pontos, o horário será das 8h às 12h.

No mês de outubro comemora-se o Dia Mundial de Combate às Meningites. Outubro é também o mês alusivo de combate ao câncer de colo de útero. Um dos motivos do dia D de Multivacinação ser voltado para estas campanhas de conscientização. Contudo, a ação vai ofertar todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização para todas as faixas etárias, de crianças a idosos.

HPV

A vacina do HPV é indicada na rotina para meninos e meninas de 9 a 14 anos de vida e atualmente o seu esquema vacinal é dose única e previne diversas doenças, incluindo câncer de colo do útero, de pênis, de ânus, de uretra, de garganta, além de condiloma, também conhecido como verruga genital.

ACWY

Já a vacina meningocócica ACWY tem como público-alvo adolescentes de 11 a 14 anos e seu esquema vacinal é dose única ou reforço a depender da situação vacinal anterior. Ela protege de quatro sorotipos de doenças meningocócicas.

Ainda será disponibilizada também a vacina da dengue, que é voltada para o grupo de 10 a 14 anos de idade.

Multivacinação

Na Multivacinação estão incluídas todas as vacinas de rotina, que são BCG (na maternidade após o nascer), Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, DTP e dTpa, Febre Amarela, Difteria e Tétano e HPV. Excepcionalmente nessa campanha não serão ofertadas as vacinas contra varicela, a tetraviral e a contra covid-19 para crianças devido a um desabastecimento provisório desses imunizantes a nível nacional.

Cobertura vacinal

Neste dia 17 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Imunização. Em Campina Grande, as altas coberturas vacinais estão sendo retomadas. As porcentagens de aplicação de acordo com a faixa etária são: BCG (79,08%); Hepatite B até 30 dias de nascido (78,81%); Hepatite B (79,20%); dTp (79,17%); Febre Amarela (59,64%); Poliomielite (79,49%); Pneumo 10 (81%); Meningocócica C (95,29%); Pentavalente (79,17%); Rotavírus (80,71%); Hepatite A (69,05%) dTp Reforço (68,57%); Tríplice Viral (71,62%); Tríplice Viral segunda dose (47,26%), Pneumo 10 Reforço (73,35%); Poliomielite oral (70,30%); Meningocócica C Reforço (87,59%). A varicela tem alcance de apenas 33,19% pois está em desabastecimento nacional há meses.

 

 

 

Com informações da Codecom-CG

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Procedimento raro: feto recebe transfusão de sangue antes do nascimento na Paraíba

2

Saúde

Menino de dois anos é o mais novo doador de órgãos da Paraíba; estado já registrou mais de 40 doações em 2024

3

Saúde

Acelerador Linear que será instalado em Patos é o primeiro 100% SUS da Paraíba para realização de radioterapia, afirma Ari Reis

4

Saúde

Mexa-se por uma vida mais longa e feliz: exercícios físicos são a chave da longevidade

5

Saúde

Colégio AZ, em João Pessoa, é autuado e multado em R$ 33,8 mil por poluição com riscos de danos à saúde humana