Saúde

Campanha de vacinação do idoso contra a gripe começa nesta segunda-fei

Nesta segunda-feira o município de João Pessoa dará início à campanha nacional de vacinação contra o vírus da influenza, que se estenderá até o dia 29 deste mê

Nesta segunda-feira o município de João Pessoa dará início à campanha nacional de vacinação contra o vírus da influenza, que se estenderá até o dia 29 deste mês. Com o slogan ‘Viva melhor. Vacine-se contra a gripe’, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera imunizar 55 mil idosos da Capital. Além da gripe, as unidades e centros de saúde da cidade oferecerão vacinas contra a difteria e tétano, além de pneumonia, todas voltadas ao público idoso.

O objetivo da ação é reduzir a mortalidade e as complicações desencadeadas pelo vírus da influenza, bem como problemas pulmonares na população acima dos 60 anos. O ponto alto da campanha ocorrerá no sábado (29), no chamado ‘Dia D’ de combate à gripe. Naquela data ocorrerá uma solenidade no ‘Lar da Providência’, na Avenida Santa Catarina, em parceria com o Governo do Estado, com a apresentação de grupo de idosos e um café da manhã para o público do asilo. Ainda no sábado servirão de pontos de apoio o Hiperbompreço, Carrefour, Clube dos Oficiais, Shopping Tambiá, Manaíra, Sebrae, bem como a sede da SMS.

Estrutura – Durante a campanha na cidade de João Pessoa, a equipe da SMS estará com 187 pontos de vacinação, incluindo as unidades de Saúde da Família e os Centros de Saúde, somando 1.412 profissionais envolvidos. A coordenadora da Seção de Imunização da SMS, Josânia Firmo, explica que é necessário apresentar o cartão de vacina ao se dirigir ao serviço de saúde, para que ele seja atualizado.

Ela lembra que a vacina é contra-indicada nos casos de alergia à proteína do ovo de galinha, aos usuários que tomam alguma medicação com timesorial e aos portadores de doenças neurológicas em atividade.

O que é – A influenza é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, contagiosa, que atinge o trato respiratório. É transmitida de pessoa para pessoa, através das vias aéreas superiores, por gotículas ao falar, espirrar ou tossir. Pode provocar febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar em geral.

As epidemias de gripe são mais freqüentes no fim do outono e começo do inverno. Como se alastram rapidamente, as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficiente para se evitar a gripe e, principalmente suas complicações, é através da vacinação.

A gripe constitui um dos processos infecciosos de maior morbimortalidade no mundo. Os idosos são alvos de sérias complicações pela doença tais como pneumonias, exacerbação de mal pulmonar ou cardíaco crônico e óbito.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 neste início de ano em comparação com 2024

2

Saúde

Homem coloca tubo no ânus em João Pessoa e pede socorro no Hospital de Trauma para retirar objeto

3

Saúde

Número de casos de Covid-19 voltam a subir na Paraíba e autoridades recomendam que população mantenha vacinação em dia

4

Saúde

Dá para contrair HPV em aparelho da academia? Especialistas explicam

5

Saúde

Estudante afirma ter sido infectada com HPV após tocar em aparelho de academia; entenda