Na manhã desta quarta-feira (03) voltaram a ser instaladas barreiras sanitárias em vários pontos da cidade de João Pessoa ainda de forma educativa. A partir desta quinta-feira (04), os pontos começam a fiscalizar de forma efetiva e poderão aplicar sanções, conforme o que já havia sido estabelecido.
A intenção principal das barreiras sanitárias é prevenir a proliferação do novo coronavírus através da diminuição de veículos e pessoas nas ruas. O controle de circulação de pessoas começa de forma educativa e acontecem em 12 pontos da Capital, sendo dois itinerantes para orientar a população sobre o cumprimento do decreto estadual.
Leia mais:
- Procurador-geral de João Pessoa diz que declaração de locomoção que circula na internet não é oficial, mas é válida
- Ministério Público recomenda que polícias e guardas municipais não prendam nem autuem pessoas sem declaração de locomoção em barreiras sanitárias
- Barreiras sanitárias em João Pessoa também irão averiguar infrações de trânsito, confirma Semob-JP
- Prefeitura de João Pessoa cria página para tirar dúvidas sobre isolamento e disponibiliza modelo de declaração de locomoção
Nos pontos de fiscalização as equipes verificam se a circulação de veículos, motos e pessoas está em acordo com o que prevê o decreto em relação às atividades essenciais, como trabalho e deslocamento para hospitais, farmácias e supermercados. O documento prevê a restrição da circulação de pessoas que não atuam em serviços essenciais e aumenta a fiscalização em estabelecimentos comerciais em João Pessoa e cidades da Região Metropolitana (Santa Rita, Cabedelo, Caaporã, Conde, Bayeux, Alhandra e Pitimbu).
As barreiras têm sido organizadas pela Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Guarda Municipal, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Barreira – Acesso Oeste – Alto do Mateus
Barreira – Av. Cruz das Armas
Barreira – Rangel
Barreira – Via Expressa Padre Zé