avaliação

Baixinhos podem ser mais gordos do que pensam; veja nova versão de IMC

Acredite, você pode estar mais gordo ou mais magro do que imagina! De acordo com o matemático Nick Trefethen, de Oxford, a fórmula para calcular

Baixinhos podem ser mais gordos do que pensam; veja nova versão de IMC

Acredite, você pode estar mais gordo ou mais magro do que imagina! De acordo com o matemático Nick Trefethen, de Oxford, a fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), que é usada como padrão internacional para avaliar se alguém está acima ou abaixo do peso, pode ser falha. As informações são do Daily Mail.

Para o cálculo, basta dividir o peso em quilogramas pela altura ao quadrado. Com isso, o resultado final tem cinco classificações: abaixo do peso, normal, sobrepeso, obesidade grau I, obesidade grau II e obesidade grau III.

Mas segundo Trefethen, a fórmula subestima a quantidade de massa natural que depende da altura de cada um. Por isso, ainda que apresentem os mesmos resultados, pessoas altas aparentam mais magras do que as baixas.

Em uma nova versão, Nick sugere uma mudança no cálculo para resultados mais precisos. Assim, o peso em quilogramas deve ser multiplicado por 1,3 e, em seguida, dividido pela altura em uma potência de 2,5.

Com isso, pessoas acima de 1,80 m poderiam ser classificadas como mais magras, enquanto as que têm menos de 1,50 m adicionariam um ponto nos resultados – o suficiente para classificá-las como obesas em vez de sobrepesas.

Essa não é a primeira vez em que o cálculo do IMC é criticado. Em outros estudos, especialistas já questionaram a fórmula, já que não há distinção entre músculo e gordura, o que pode classificar atletas como acima do peso ideal.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Baixo peso não é garantia de saúde: entenda como a pressão em torno do emagrecimento afeta o corpo e mente

2

Saúde

Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui em Pernambuco; caso é o primeiro confirmado no estado em oito anos

3

Saúde

João Pessoa deverá ter concurso com até 2 mil vagas na área da saúde ainda em 2025, anuncia secretário

4

Saúde

Número de casos de dengue duplica em um ano e Paraíba registra mais de 14 mil casos em 2024

5

Saúde

Estoque do Hemocentro da Paraíba registra queda e instituição pede para população realizar doações de sangue