Saúde

Ação vai alertar sobre cuidado com a água para o consumo humano em JP

Água tratada é garantia de saúde para todos. Cada pessoa tem que tomar consciência de que a água é um recurso esgotável e o cidadão tem de fazer a sua parte”, a

Água tratada é garantia de saúde para todos. Cada pessoa tem que tomar consciência de que a água é um recurso esgotável e o cidadão tem de fazer a sua parte”, alertou a chefe da seção de Vigilância da Qualidade da Água da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria de Lourdes Gomes, por ocasião do ‘Dia Mundial da Água’. A data foi celebrada na quarta-feira (22) e a SMS está programando uma ação na próxima segunda-feira (27) pela manhã, no Terminal de Integração do Varadouro, onde será feita a distribuição de material informativo e trabalho corpo a corpo com a população, conscientizando-a acerca dos cuidados com a água para o consumo humano.

No local serão entregues mudas de árvores frutíferas que, segundo Maria de Lourdes, contribuem para o equilíbrio do ciclo da água e o seu armazenamento no subsolo. A chefe da Seção acrescenta que a SMS vem atuando com o monitoramento, controle e vigilância da água. “Através do Plano de Monitoramento e Controle da água para consumo humano, preconizado pelo Ministério da Saúde, nós já trabalhamos no sentido de ampliar ações e cumprir as metas estabelecidas. Estamos atuando em parceria com a Curadoria do Cidadão, avaliando a água de poços que são utilizadas em creches, condomínios e hospitais”, disse.

Ela explica que a equipe de atuação no setor visita esses locais e coleta a água para observação das características. Quando o líquido está impróprio ao consumo, as análises são encaminhadas à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para os devidos reparos. “Muitas vezes a água até está em boas condições de consumo, mas quando chega aos reservatórios e caixas d’água das residências termina se contaminando pela falta de limpeza desses depósitos. Até mesmo um copo pode tornar a água inadequada ao consumo”, lembrou.

“Pode não parecer, mas se o desperdício de água não for controlado a perspectiva é a de ocorrer uma grande crise mundial”, observou. Os problemas com a qualidade da água são responsáveis por diversos agravos à saúde, principalmente a diarréia. Somente no primeiro trimestre deste ano foram registrados 1.438 casos de diarréias no hospital estadual Arlinda Marques, localizado no município de João Pessoa.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui em Pernambuco; caso é o primeiro confirmado no estado em oito anos

2

Saúde

João Pessoa deverá ter concurso com até 2 mil vagas na área da saúde ainda em 2025, anuncia secretário

3

Saúde

Número de casos de dengue duplica em um ano e Paraíba registra mais de 14 mil casos em 2024

4

Saúde

Estoque do Hemocentro da Paraíba registra queda e instituição pede para população realizar doações de sangue

5

Saúde

Unimed JP bate mais um recorde e consegue a maior nota de sua história em índice da ANS que avalia qualidade