Saúde

ABRACO cria primeiro curso de especialização em pesquisa clínica

Pesquisadores clínicos poderão ter, no segundo semestre deste ano, o primeiro curso de pós-graduação latu sensu em pesquisa clínica no Brasil

A iniciativa é da recém-criada Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACO), em parceria com a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Fundada no final do ano passado por empresas que realizam atividades sobre o assunto, a nova entidade pretende disponibilizar aos pesquisadores uma opção para se desenvolverem enquanto profissionais, já que, na opinião de Charles Schmidt, presidente da Associação e também diretor de operações da empresa PRA International para a América Latina, uma das fundadoras da associação, este mercado carece de cursos complementares e de especialização para qualificar pesquisadores.


Porém, segundo Schmidt, o curso visa diminuir a lacuna na formação dos profissionais do segmento e estimular o aprimoramento dos que já atuam na especialidade. “Atualmente, existem apenas cursos esporádicos, que não dão uma base sustentável para que eles entrem no mercado de trabalho”, comenta o médico pediatra e ex-aluno da Santa Casa. De acordo com o presidente, o mercado direto e indireto nesta área é composto por cerca de 2 mil profissionais e o custo da criação de um projeto como este gira em torno de R$ 35 mil.

Ainda em fase de finalização, a princípio, o curso terá duração de 360 horas, que devem ser divididas em 10 meses. Serão oferecidas 40 vagas para profissionais já formados em ciências de saúde, com inglês fluente e que deverão passar por uma entrevista de seleção.

”A expectativa é a das melhores. Estamos apenas no aguardo da aprovação do Ministério da Educação, que geralmente dura cerca de dois meses”, diz o Schmidt, que comemora o reconhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “É um avanço importante, pois já somos uma associação representativa juntos aos órgãos regulatórios”, salienta.

Somada à ação prioritária da ABRACO, que é justamente disponibilizar cursos de especialização aos pesquisadores clínicos, a entidade tem como objetivo não apenas representar as empresas que realizam ou promovem a pesquisa clínica, mas também colaborar para o aperfeiçoamento dos processos regulatórios e promover ações científicas ligadas à atividade no Brasil. A associação pretende também preservar a ética e os direitos dos pacientes que participam da pesquisa clínica e, ainda, realizar seminários e encontros com os profissionais das áreas afins e fomentar a educação continuada sobre o tema.

Além da PRA International, os demais sócios-fundadores da ABRACO são: CROPHARMA Consultoria em Pesquisa Clínica; EUROTRIAL Brasil Consultores Científicos; INTRIALS Consultoria Científica e PAREXEL International Pesquisas Clínicas.

A ABRACO é um tipo de empresa denominado CRO, sigla de Contract Research Organization, termo internacional consagrado que define organizações que realizam atividades associadas a pesquisas clínicas, contratadas por um patrocinador – geralmente instituições financiadoras desses trabalhos. ”Comprometida com a ética, a associação trabalhará incessantemente pelo desenvolvimento da pesquisa clínica, algo fundamental para todo o País”, finaliza.


Fonte: saúde business

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Casos de Covid aumentam mais de 1000% em crianças de Campina Grande e infectologista alerta para sintomas gripais em escolas

2

Saúde

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 neste início de ano em comparação com 2024

3

Saúde

Homem coloca tubo no ânus em João Pessoa e pede socorro no Hospital de Trauma para retirar objeto

4

Saúde

Número de casos de Covid-19 voltam a subir na Paraíba e autoridades recomendam que população mantenha vacinação em dia

5

Saúde

Dá para contrair HPV em aparelho da academia? Especialistas explicam