O ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, vai entregar oficialmente seu cargo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira. Wagner confirmou em entrevista a uma rádio de Salvador (BA) que deixa o ministério para disputar o governo da Bahia. A decisão foi comunicada ao presidente Lula em uma reunião no final da manhã desta quinta-feira.
Segundo fontes do Planalto, o presidente pediu a Wagner que só deixe o cargo amanhã para poder continuar auxiliando na costura da reforma ministerial. Ainda de acordo com estas mesmas fontes, Wagner decidiu que vai atuar como colaborador na campanha de Lula à reeleição, caso este confirme sua candidatura.
O presidente só deve definir amanhã o nome do substituto de Jaques Wagner. Três nomes são cotados: do ex-ministro da Educação Tarso Genro, do governador de Acre, Jorge Viana e do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). As mesmas fontes do Planalto apontam que Tarso Genro é a primeira escolha de Lula.
O presidente vai conversar pessoalmente hoje com o ex-ministro da Educação. Com Jorge Viana e Greenhalgh Lula deve conversar ainda nesta quinta-feira, apenas por telefone.
Além de Wagner, outro ministro que confirmou sua saída do governo hoje foi Ciro Gomes, da Integração Nacional. Ciro deixa o governo para disputar pelo PSB uma vaga como deputado federal pelo Ceará. De acordo com o deputado Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB, a candidatura de Ciro vai ajudar o partido no Estado e alavancar a candidatura de Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, ao governo cearense.
Nesta quinta-feira a agenda do presidente Lula foi dedicada a receber os ministros que deixarão a Esplanada. Além de Wagner e Ciro, Lula também recebeu em audiência o ministro da Pesca, José Fristch que vai disputar o governo de Santa Catarina pelo PT e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, que é candidato a uma vaga ao Senado Federal pelo PT do Rio Grande do Sul.
Ainda nesta quinta-feira a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reafirmou sua decisão de continuar no governo. ‘Ficarei até o dia que o presidente Lula quiser’, afirmou.
Fonte: Folha Online
Wagner confirma candidatura ao governo da Bahia
None
Política
Política
Política
Política
Política