Política

Vereador assume prefeitura do Rio no aeroporto

A cerimônia de transmissão de cargo foi improvisada no saguão do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, com a presença de 12 vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Ivan Moreira (PFL), 47 anos, é desde a noite de quinta-feira o prefeito em exercício do município. A cerimônia de transmissão de cargo foi improvisada no saguão do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, com a presença de 12 vereadores. O vice-prefeito Otávio Leite (PSDB) passou o cargo – assumido com a viagem do titular, Cesar Maia – para não se tornar inelegível. O documento de posse foi assinado com caneta-brinde de laboratório farmacêutico.

Otávio embarcou às 20h30 para Buenos Aires, capital da Argentina. No programa, visita a exposição sobre a ditadura argentina. Se ele permanecesse no cargo até amanhã, perderia o direito de se candidatar nas próximas eleições. “Vou refletir sobre as diversas possibilidades”, disse ele, para quem Cesar Maia, que está no Equador, não renunciará para concorrer ao Governo do estado.

Para Otávio, a única coisa certa sobre seu futuro é que participará intensamente da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República. Ele, que deverá concorrer a vaga de deputado, possivelmente federal, será obrigado a viajar toda vez que Cesar deixar o País. “Ele não viajará muito”, aposta.

Depois de desejar boa sorte a Otávio, Ivan Moreira prometeu empenho no provável mandato-relâmpago. “Segunda-feira pela manhã, o prefeito Cesar Maia já deve estar de volta”, disse ele, que começa a trabalhar hoje às 8h.

“Não tenho hora para sair”, avisou. A movimentação dos engravatados chamou a atenção dos passageiros, que se aproximaram do grupo. Um deles perguntou: “Quem são?”

O primeiro ato, segundo Ivan, será discutir com o comando da Guarda Municipal a possibilidade de colocar agentes como vigilantes nos hospitais municipais. Ele assegurou que não sancionará leis que gerem despesas.

Com Ivan na prefeitura, a vereadora Leila do Flamengo (PFL) se tornou a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores. Ela também assumiu o cargo no aeroporto e aproveitou para convocar reunião extraordinária hoje. A vereadora chegou a levantar a hipótese de Ivan viajar e deixá-la assumir a prefeitura. Leila disse que conversará com ele sobre os projetos que serão colocados em discussão.

EFE

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Lula faz novos exames em Brasília; boletim médico fala em ‘melhora progressiva’ e ‘ótimo estado’

2

Política

Dino libera R$ 370 milhões em emendas para governo cumprir piso da saúde

3

Política

Mandado de segurança: juiz manda Câmara de João Pessoa se abster de registrar candidatura de Dinho Dowsley à presidência da casa

4

Política

AGU orienta governo a não pagar R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

5

Política

Veneziano lista três nomes da oposição para disputar Governo da Paraíba em 2026: “esses têm condições”