Justiça

TSE mantém cassação de vereadores eleitos pelo PSB em Cacimbas e determina recontagem dos votos

TSE determinou a anulação dos votos recebidos pelo PSB e recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, para que sejam conhecidos os novos vereadores de Cacimbas.

TSE, Cacimbas, Partidos Justiça Eleitoral abstenção

Sede do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um recurso do PSB para modificar uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que cassou os diplomas e mandatos de vereadores eleitos pelo partido em 2020 no município de Cacimbas. A decisão do TSE foi tomada nesta quinta-feira (7).

Como visto pelo ClickPB, a condenação é referente à prática de fraude de cota de gênero. No processo, o PSB foi réu por lançar candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir a legislação de cota de candidaturas femininas.

Em julgamento no TRE-PB, a Corte paraibana já havia decidido pela condenação. Em recurso, o PSB foi novamente derrotado no TSE.

O ClickPB observou que perdem os mandatos os seguintes vereadores: Lela, Holanda, Rogério Ferreira, Diraldo de João Demeto e Kelson.

Com a decisão, o Tribunal Superior Eleitoral determinou a anulação dos votos recebidos pelo PSB e recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, para que sejam conhecidos os novos vereadores de Cacimbas.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

TCE multa prefeito de Cacimbas por pagamento de mais de R$ 50 mil em benefícios sociais para possíveis apadrinhados políticos

2

Política

Prefeito de Caaporã tem um mês para explicar ao TCE contrato de mais de R$ 9 milhões com escritório de advocacia

3

Política

Paraná Pesquisas: Bolsonaro aparece com 37,6% contra 33,6% de Lula

4

Política

Cartaxo defende que PT discuta vaga na majoritária para 2026 na Paraíba: “voltar a crescer e ‘ter perna’ para uma discussão”

5

Política

Luciano Cartaxo diz que PT cresceu em todo Nordeste, menos na Paraíba: “guerra insana dentro do partido”