Política

TSE cassa 9 minutos de propaganda do PFL na TV

None

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou 9 dos 20 minutos da propaganda partidária do PFL que será exibida em rede de TV e rádio no próximo dia 15 de junho.

A punição foi aprovada, por seis votos contra um, no julgamento de uma representação do PT. Os ministros entenderam que o PFL desviou a finalidade do programa de 31 de março de 2005 para fazer propaganda eleitoral antecipada e promover a candidatura do prefeito do Rio, Cesar Maia, à Presidência.

A Lei dos Partidos Políticos (9.096) prevê propaganda partidária no rádio e na televisão, exceto nos semestres em que há eleições.

Representação

O PSDB e o PFL entraram com uma nova representação no TSE contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Caixa Econômica Federal, pedindo liminar que suspenda a propaganda institucional veiculada em rádios e que cita Lula.

Os partidos pedem a condenação de ambos ao pagamento de multa de até 50 mil Ufirs (cerca de R$ 50 mil). Eles sustentam que a publicidade da CEF representa promoção indevida da candidatura de Lula.

A Lei Eleitoral só admite a propaganda de candidatos após 5 de julho. Há ao menos outras dez representações no TSE contra Lula.


Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Procurador-geral do Estado explica votação para lista sêxtupla da OAB-PB e diz que igualdade de gênero se dará no resultado

2

Política

“Decisão técnica”, diz procurador sobre veto de João Azevêdo a volta das fogueiras de São João na Paraíba

3

Política

Procurador explica pensões para ex-governadores da Paraíba; João Azevêdo não vai receber benefício

4

Política

São Pedro de Belém terá shows de Taty Girl, Raí Saia Rodada e outras atrações; cachês somam mais de R$ 700 mil

5

Política

Procurador confirma saída da PGE e vai disputar lista sêxtupla da OAB para vaga de desembargador no TJPB